PROPOSTA DE AULAS PRÁTICAS COTIDIANIZADAS DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1598Palavras-chave:
Conservação-Restauração de Bens Culturais, Ensino de Química, ContextualizaçãoResumo
A Conservação-Restauração de Bens Culturais é uma profissão interdisciplinar, envolvendo disciplinas das áreas artísticas, humanísticas e de exatas, como a Química. A formação do profissional dessa área exige um currículo interdisciplinar, no qual cada disciplina possa dialogar com as demais, pautando-se também em uma abordagem interdisciplinar. Em relação à disciplina de Química, propôs-se um curso experimental de suporte à disciplina teórica para auxiliar o aprendizado dos estudantes. O processo de produção das aulas experimentais partiu inicialmente de uma abordagem teórica na qual os pressupostos de aprendizagem significativa, cotidianização do ensino de Química e teoria de perfil conceitual foram utilizados. Os temas das aulas práticas foram escolhidos em uma abordagem interdisciplinar usando tópicos do contexto de bens culturais, como pigmentos, aglutinantes, tinta a óleo, papel, esculturas em pétreos e metal. Foram propostos experimentos químicos que permitissem conhecer as propriedades desses materiais, sua deterioração e restauração. Os tópicos foram organizados visando a uma mudança conceitual significativa pelos estudantes. A análise dos relatórios de aulas práticas e discussões em sala de aula prática e teórica permitiram observar qualitativamente uma melhor compreensão, por parte dos estudantes, da função da Química na área de Conservação – Restauração e sua importância no exercício da profissão.
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