ANÁLISE DO PROCESSO DE OBJETIVAÇÃO EM LICENCIANDOS ACERCA DA PERSPECTIVA CTS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO PARA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Roberto Carlos Silva dos Santos Programa de pós graduação em ensino de ciências e matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE) Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC-PE) http://orcid.org/0000-0003-2822-4420
  • Suely Alves da Silva Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1574

Palavras-chave:

Formação de Professores, Representações Sociais, Ciência-Tecnologia-Sociedade, Ensino de Química.

Resumo

O presente trabalho exprime sobre a maneira como se apresenta o processo de objetivação em licenciandos acerca da perspectiva CTS no Ensino de Química, quando ingressantes num processo formativo. Por se tratar de um recorte de uma pesquisa mais ampla que constitui uma dissertação de mestrado acadêmico, este estudo aborda, exclusivamente, o levantamento, análise e discussão dos dados oriundos de um questionário semiestruturado, no qual os atores sociais puderam elaborar diagramas esquemáticos sobre a maneira como os pilares Ciência-Tecnologia-Sociedade se (inter)relacionam, além de tecerem comentários sobre o que foi construído por eles. Como principais resultados, apresenta-se o diagnóstico do nível de objetivação característico de cada sujeito participante desta pesquisa, por ocasião de ingresso na formação CTS a ser implementada, a partir das considerações analíticas sobre os diagramas confeccionados e seus respectivos apontamentos. Desse modo, este trabalho contribui para o rol das pesquisas e estudos em Representações Sociais, indicando um possível caminho de aproximação à natureza dos construtos psíquicos e dialéticos que antecedem à emergência de uma Representação Social, a saber, a objetivação e a ancoragem. Por último, o estudo assinala a necessidade de mais encaminhamentos investigativos no âmbito das Representações Sociais sobre CTS e a maneira como essas Representações reverberam na prática docente, especialmente no que compele ao Ensino de Química.

Biografia do Autor

Roberto Carlos Silva dos Santos, Programa de pós graduação em ensino de ciências e matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE) Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC-PE)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matematica, Mestre em Ensino de Ciências, ambos pelo PPGEC/UFRPE.

Suely Alves da Silva, Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de química, Educação, Formação Inicial e Continuada de Professores. Coordenadora do Curso de Especialização em Formação de Educadores da UFRPE/Departamento de Educação. Professora do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação no Ensino das Ciências / UFRPE- Departamento de Educação. Professora do Curso de Licenciatura Plena em Química e Licenciatura em Pedagogia/UFRPE.

Referências

AIKENHEAD, G. S. What is STS teaching? In: SOLOMON, J,; AIKENHEAD, G.S. (Eds.). STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 2007.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: Relações estabelecidas por professores de ciências. In Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol.5, n°2, 2006. Disponível em: www.reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART8_Vol5_N2.pdf.

BISPO FILHO, D. O.; MACIEL, M. D.; SEPINI, R. P.; ALONSO, Á. V. Alfabetização científica sob o enfoque da ciência, tecnologia e sociedade: implicações para a formação inicial e continuada de professores. In Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol.12, n°2, 2013. Disponível em: www.reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART8_Vol12_N2.pdf.

BRASIL, Ministério da Educação do. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. PARECER CNE/CP Nº: 2/2015.

______________. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências Matemáticas e da Natureza e suas Tecnologias. MEC, 1999.

______________. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2018. Disponível em : http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-ciencias-da-natureza.

______________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental: ciências naturais. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. Disponível em:. Acesso em 9 de outubro de 2016.

FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R. Concepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aula. In Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 2, p. 251-269, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

GIL-PÉREZ, D. et al. Por uma imagem não deformada do Trabalho científico. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.125-153, 2001.

JODELET, D. Loucuras e representações sociais. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.

MAZZOTI, A. J. A. Representações sociais: desenvolvimentos atuais e aplicações à educação. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender/ENDIPE. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza(org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes; 2010.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2009.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

REIS, Sebastiana Lindaura de Arruda; BELLINI, Marta. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. In Acta Scientiarum Humam and Social Science, v. 33, n.2, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/10256/pdf.

REIS, Sebastiana Lindaura de Arruda; BELLINI, Marta. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. In Acta Scientiarum Humam and Social Science, v. 33, n.2, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/10256/pdf

SANTOS, W. L. P. Significados da educação científica para o enfoque CTS. In SANTOS, W. L.P; AULER, D. In CTS e educação científica desafios tendências e resultados de pesquisa. Brasilia: editora Universidade de Brasilia, 2011.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química – Compromisso para a cidadania. Editora UNIJUI, 2010.

SILVA, R. D. A formação do professor de matemática: um estudo das representações sociais. Campina Grande: Eduepb, 2013.

Downloads

Publicado

2021-10-05