CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE ENSINO PARA O CONCEITO DE OXIRREDUÇÃO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1530

Palavras-chave:

modelo, oxirredução, analogia, balança

Resumo

Neste artigo propomos um modelo de ensino para o conceito de oxirredução. O modelo proposto foi construído com a utilização de materiais de baixo custo e facilmente encontrados em papelarias e outros estabelecimentos comerciais, fundamentado na analogia de uma balança mecânica de dois pratos, em que a partir da manipulação de esferas os alunos podem visualizar a transferência de elétrons acompanhando o deslocamento de um ponteiro indicador que permite mostrar se ocorre a oxidação ou redução. O modelo de ensino apresenta algumas limitações, que devem ser explicitadas aos alunos, de forma que não reforce concepções errôneas. Dessa forma, deve ser pontuado que o modelo de ensino aqui proposto não é capaz de mostrar que numa reação de oxirredução existem duas substâncias interagindo (agentes redutor e oxidantes), mas mostra de forma clara e visual a perda ou ganho de elétrons por um elemento. Assim, sugerimos uma discussão neste sentido. Por fim, o modelo será validado a partir do seu uso, dentro de uma estratégia, em sala de aula.

Biografia do Autor

Edvaldo Nóbrega Gaião, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Uniade Acadêmica de Serra Talhada Graduado em química industrial pela Universidade Federal da Paraíba.Mestre em química pela Universidade Federal da Paraíba Doutor em química analítica pela Universidade Federal de Pernambuco

João Roberto R. T. da Silva Raitis Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Formação Docente e professor permanente do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFPE). Licenciado em Química e Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo sido bolsista CAPES do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) durante cinco meses no Niels Bohr Centro de Psicologia Cultural - Universidade de Aalborg, Dinamarca. Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e formação de conceitos. Vem atuando, principalmente, em temas que envolvem: perfil conceitual, elaboração de jogos digitais e analógicos para o ensino de ciências e relações entre memória, imaginação e aprendizagem. Editor da Revista Debates em Ensino de Química e atual coordenador do curso de Licenciatura em Química do Campus do Agreste - UFPE.

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Publicado

2021-10-05