CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE ENSINO PARA O CONCEITO DE OXIRREDUÇÃO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1530Palavras-chave:
modelo, oxirredução, analogia, balançaResumo
Neste artigo propomos um modelo de ensino para o conceito de oxirredução. O modelo proposto foi construído com a utilização de materiais de baixo custo e facilmente encontrados em papelarias e outros estabelecimentos comerciais, fundamentado na analogia de uma balança mecânica de dois pratos, em que a partir da manipulação de esferas os alunos podem visualizar a transferência de elétrons acompanhando o deslocamento de um ponteiro indicador que permite mostrar se ocorre a oxidação ou redução. O modelo de ensino apresenta algumas limitações, que devem ser explicitadas aos alunos, de forma que não reforce concepções errôneas. Dessa forma, deve ser pontuado que o modelo de ensino aqui proposto não é capaz de mostrar que numa reação de oxirredução existem duas substâncias interagindo (agentes redutor e oxidantes), mas mostra de forma clara e visual a perda ou ganho de elétrons por um elemento. Assim, sugerimos uma discussão neste sentido. Por fim, o modelo será validado a partir do seu uso, dentro de uma estratégia, em sala de aula.Referências
BACAN N.; ANDARADE J. C.; GODINHO O. E. S.; BARONE J. S. Química analítica quantitativa elementar. 3a Ed. São Paulo: Edgard Blucher- Instituto Mauá de Tecnologia, 2001, p. 157-160.
BRAIBANTE, M. E. F.; OLIVEIRA, F. V.; KLEIN, S. G. Reações redox através de uma atividade experimental de Verificação. 34º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ). Porto Alegre – RS. 2014.
BRITO, V. B., SANTOS JÚNIOR, E. P. dos; KIOURANIS, N. M. M.; RODRIGUES, M. A.; FÁVERO, L. O. B.. Pilhas e baterias como tema para explorar reações de oxirredução e consumo sustentável no Ensino Médio. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ). Salvador-BA. 2012.
CHAMIZO, José A. Heuristic diagrams as a tool to teach history of science. Science & Education, v. 23, n. 4, 2011
CURTIS, Ruth V.; REIGELUTH, Charles Morgan. The use of analogies in written text. Instructional Science, v. 13, n. 2, New York ,1984, p. 99-117.
DUARTE, M. C. Analogias na Educação em Ciências: contributos e desafios. In: Investigações no Ensino de Ciências, v.10, n.1. 2005.
DUIT, R. On the role of analogies and metaphors in learning science. Science Education, v. 75, n. 6, 1991, p. 649-672.
GAUDÊNCIO, J. S.; MATSHUSHITA, A. F. Y.; FREIRE, L. I. F.; GARRIDO, L. H. Interpretação Dos Desenhos De Alunos Do Ensino Médio Sobre O Fenômeno De Oxirredução. III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa-PR. 2012.
GILBERT, J. K.; BOUTLER, C. J.; ELMER, R. Positioning models in science education and in design an technology education. In: GILBERT, Jonh.; BOUTLER, Carolyn (eds). Developing Models in Science Education. Dordrecht: Kluwer. 2000 p. 3-18.
GILBERT, J. K.; BOULTER, C. J. Stretching models too far. Artigo apresentado na Reunião Anual da Associação Americana de Pesquisa Educacional (“American Educational Research Association”). São Francisco (EUA), 22-26 abril, 1995.
JUSTI, R.; GILBERT, J. Models and modeling in chemical education. In: GILBERT, Jonh K.; JONG, Onno; JUSTI, Rosalia; TREAGUST, David F.(eds.) Chemical education: Toward research-based practice. Chapter 3. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2003. pp 47 -68.
MERÇON, F.; GUIMARÃES, P. I. C.; MAINIER, Fernando Benedito. Corrosão: um exemplo usual de fenômeno químico. Revista Química Nova na Escola. N° 19, MAIO 2004
MARANDINO, M. A Biologia nos Museus de Ciência: a questão dos textos em bioexposições. Ciência & Educação, Bauru, v.8, n.2, p. 187-202, 2002.
MARQUES, D. M.; CALUZI, J.J.. Ensino de Química e História da Ciência: o modelo atômico de Rutherford. IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC. BAURU – SP, 2003.
MILAGRES, V. S. O.; JUSTI, R. S. Modelos de Ensino de Equilíbrio Químico – Algumas Considerações Sobre o que Tem Sido Apresentado em Livros Didáticos do Ensino Médio. Química Nova na Escola, n. 13, maio 2011.
MONTEIRO, I. G.; JUSTI, R. Analogias em livros didáticos de Química destinados ao ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, 5 (2), 67-91. 2000.
PALMA, M. H. C.; TIERA, V. A. O. Oxidação de Metais. Revista Química Nova na Escola. N° 18, NOVEMBRO 2003.
PELEGRINI, R. T. A mediação semiótica no desenvolvimento do conhecimento químico. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação na área de psicologia)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 1995.
SCHRECK, J. O.; LANG, M. Introduction to Chemistry on Stamps. Journal of Chemical Education, v.62, n.6, p.1041, 1985.
SILVA, A. A.; MARTINS, R. A.; TEIXEIRA JÚNIOR, J. G.. Uma Análise das Dificuldades Conceituais de Alunos do Ensino Médio sobre Processos de Oxirredução. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ) Ouro Preto, MG, 2014.
THEODORE L. BROWN; H EUGENE LEMAY,JR;BRUCE E. BURSTEN; JULIA R. BURDGE Química a ciência central. 9a Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005, p. 46-50.
VYGOSTKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
WARTHA, E. J.; REZENDE, D. B. Os Níveis de Representação no Ensino de Química e as Categorias da Semiótica de Peirce. Investigações em Ensino de Ciências – V16(2), pp. 275-290, 2011.
WARTHA, E. J.; REIS, M. S.; SILVEIRA, M. P., GUZZI FILHO, N. J. A Maresinha no Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola. N° 26, NOVEMBRO 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edvaldo Nóbrega Gaião

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).