AVALIANDO O TEMA SAÚDE BUCAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS – AM

Autores

  • Janete Maria Rebelo Vieira Universidade Federal do Amazonas
  • Andressa Coelho Gomes Universidade Federal do Amazonas
  • Andria Raiane Barbosa Figueira Universidade Federal do Amazonas
  • Larissa Neves Quadros Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1447

Palavras-chave:

materiais de ensino, ensino fundamental e médio, educação em saúde, saúde bucal

Resumo

Os livros didáticos são considerados ferramentas eficazes para promover a saúde bucal no ambiente escolar, representando importantes meios para auxiliar a condução do processo ensino-aprendizagem, bem como facilitar a memorização dos conhecimentos, favorecer a aquisição de competências disciplinares ou transversais e a apropriação de habilidades. O objetivo do estudo foi avaliar o conteúdo de saúde bucal nos livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do Ensino Fundamental I adotados em uma escola municipal da cidade de Manaus-AM. Uma análise de conteúdo temática simples proposta por Bardin (1979) foi realizada com base nos livros didáticos de Ciências: Ápis – Descobrir o mundo (1°, 2° e 3° ano) e Projeto Buriti (4° e 5° ano), sendo as informações coletadas registradas em uma ficha previamente elaborada. Os temas selecionados foram: A - relação da saúde geral com a bucal, função dos dentes e dentição decídua/permanente; B - higiene bucal e instrumentos para sua realização; C – doenças bucais (cárie e gengivite) e seus determinantes e; D - uso de fluoretos. Por conseguinte, qualificados em termos de satisfatoriedade, aceitabilidade, insatisfatoriedade e inexistência, segundo critérios científicos atuais. Nos livros analisados, observou-se escassez quanto aos conteúdos referentes à saúde bucal, havendo a predominância do critério de inexistência, seguido do critério de insatisfatoriedade. Apenas o livro do 2º ano apresentou conteúdo satisfatório para a categoria A, abordando a importância da saúde bucal e troca de dentes decíduos para permanentes. Conclui-se que conteúdos referentes à saúde bucal foram encontrados de forma escassa e até inexistentes em alguns livros, necessitando-se de uma reavaliação deste material. Recomenda-se que os responsáveis pelo conteúdo dos livros didáticos e os profissionais da saúde estejam alinhados quanto ao desenvolvimento dos temas para que as crianças possam ser providas de uma educação em saúde bucal adequada no ambiente escolar.

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Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Artigos Científicos