INTERAÇÕES CTS NA ÓTICA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS A PARTIR DO QUESTIONÁRIO DE OPINIÕES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12.i3.1445Palavras-chave:
Formação Docente, Educação Científica, Ciência-Tecnologia-SociedadeResumo
A formação docente é um campo que têm ganhado destaque desde as últimas décadas do século passado dentre pesquisadores brasileiros. Com a difusão de debates sobre a profissionalidade docente, a perspectiva crítica afeita à educação científica cidadã e a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade – CTS, é necessário dotar futuros professores desde sua formação inicial para atender aos desafios impostos ao ensino de ciência na contemporaneidade. Este trabalho apresenta um levantamento das percepções de um grupo de licenciandos em ciências da natureza acerca das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, feito no intuito de subsidiar a elaboração de uma ação didática que atendesse a apresentação das discussões sobre CTS. Tais percepções, coletadas com auxílio do Questionário de Opiniões sobre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, foram analisadas a partir da prevalência das categorias Ingênua, Adequada e Plausível, nos diversos temas propostos. A partir disto, foi possível pré-orientar a escolha de temáticas e estratégias a serem empregadas na ação didática elaborada para o grupo. Os eixos críticos foram: (a) a definição de tecnologia, (b) as influências mútuas entre ciência, tecnologia e a sociedade, e (c) a natureza da ciência e da tecnologia.
Referências
ACEVEDO DÍAZ, J. A.; VÁZQUEZ ALONSO, A.; MANASSERO MAS, M. A. El movimento Ciencia, tecnología y sociedad y la enseñanza de las ciencias. Sala de Lecturas CTS+I de la OEI, 2002.
ACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A., PAIXÃO, M. F., ACEVEDO, P., OLIVA, J. M.; MANASSERO, M. Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005. https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100001
ACEVEDO, J.A., VÁZQUEZ, A., MANASSERO, M.A.; ACEVEDO, P. Actitudes y creencias CTS de los alumnos: su evaluación con el Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedad e Innovación, v. 2, 2002.
AIKENHEAD, G. S. An analysis of four ways of assessing student beliefs about STS topics. Journal of Research in Science Teaching, v. 25, n. 8, p. 607-629, 1988.
AIKENHEAD, G. S., RYAN, A. G; FLEMING, R. W. Views on science-technology-society (form CDN.mc.5). Saskatoon, Canada: University of Saskatchewan, Department of Curriculum Studies, 1989.
AIKENHEAD, G.; RYAN, A. The Development of a New Instrument: ‘Views on Science—Technology—Society’ (VOSTS). Science Education, v. 76, p. 477-491, 1992. 10.1002/sce.3730760503.
AULER, D. Novos caminhos para a Educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. P.; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. p. 73-07.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. 05, n2, n.02, p. 337-355, 2006.
AULER, D; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.03, n.02, p.122-134, 2001.
BAZZO, W. A.; VON LINSINGEN, I.; PEREIRA, L. T. V. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos, 2003.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ; D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. (Orgs.) A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo, Cortez, 2005.
CASSIANI, S; von LINSINGEN, I. Formação inicial de professores de ciências: perspectiva discursiva na Educação CTS. Educar em Revista, Curitiba, n. 34, p. 127-147, 2009.
FERNANDES, R. F. Educação CTS e Interdisciplinaridade: perspectivas para Professores do Ensino Médio. 2016, 193 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, 2016.
FONTES, A.; CARDOSO, A. Formação de professores de acordo com a abordagem Ciência/Tecnologia/Sociedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 1, p. 15-30, 2006.
FOUREZ, G. A construção das ciências. São Paulo: Editora da Unesp, 1995.
GARCÍA, M. I. G.; CEREZO, J. A.L.; LUJÁN, J. L. Ciência, tecnologia y sociedad. Una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Tecnos, 1996.
GARDINI, A. Pesquisas avaliam conhecimentos sobre ciência. ComCiência, Campinas, v. 45, 2003.
GIROUX, H. Professores como intelectuais transformadores. In: GIROUX, H., Os professores como intelectuais – rumo a uma pedagogia crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 157-164
HABERMAS, J. Técnica e ciência enquanto ideologia. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
JONAS, H. Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC- Rio, 2006. 354p.
LEDERMAN, N. G. Students' and teachers' understanding of the nature of science: a reassessment. School Science and Mathematics, v. 86, n. 2, p. 91-99, 1986.
LEITE, R. R. Formação continuada para professores de Biologia sobre natureza da Ciência sobre Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). 2016, 261 f. Tese (Doutorado) - Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.
MANASSERO, M. A. El proyecto Iberoamericano de evaluación de actitudes relacionadas com la ciência, la tecnologia y la sociedad (PIEARCTS): um estudio de investigación cooperativa. In MACIEL, D. M., AMARAL, C. L. C., GUAZZELLI, I. R. B. (Org.), Ciência, Tecnologia & Sociedade: pesquisa e ensino. São Paulo: Terracota, 2010. p.13-42.
MARTÍNEZ, L. F.P. Questões sociocientíficas na prática docente: Ideologia, autonomia e formação de professores [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2012, 360 p. ISBN 978-85-3930-354-0
MION, R.; ALVES, J.; CARVALHO, W. Implicações da relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: subsídios para a formação de professores de física. Experiências em Ensino de Ciências. [S.l.], v.4, n. 2, p.47-59, 2009.
MIRANDA, E. M. Estudo das concepções de professores da área de Ciências Naturais sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil, 2008.
NASCIMENTO, F., FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, v. 10, n. 39, p. 225-249, 2012.
NIEZER, T. M. Formação continuada por meio de atividades experimentais investigativas no ensino de química com enfoque CTS. 2017. 268 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
OLIVEIRA, N. M. GALIETA, T. Alfabetização científica no contexto de oficinas de formação continuada para professores de Biologia. Revista Ciências & Idéias, v. 10, p. 1-21, 2019.
OLIVEIRA, R. R. A história das Ciências no Ensino de Química: implicações para uma abordagem CTS na formação continuada de professores. 2016, 197 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do ABC, 2016.
POSTMAN, N. Technopoly: the surrender of culture to technology. Nova Iorque: Vintage Books, 1993.
RUBBA, P. A.; HARKNESS, W. J. A new scoring procedure for the Views on Science‐Technology‐Society instrument. International Journal of Science Education, v. 18, n. 4, p. 387–400, 1996.
RUBBA, P.A.; HARKNESS, W.L. Examination of Preservice and In-Service secondary science teachers’beliefs about Science-Technology-Society interactions. Science Education, v. 77, n. 4, p. 407-431, 1993.
SILVA, B. H. A perspectiva CTS na formação inicial de professores de química: construindo subsídios para uma ação didático-pedagógica inovadora. 2014. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.
SILVA, L. R. Contribuições de uma disciplina CTS para a qualidade da educação: um estudo de caso na formação inicial de professores. 2013. Dissertação (Mestrado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2013.
SILVA, M. A. A. Ciência, tecnologia e sociedade, experimentação e formação inicial de professores de química: explorando Possibilidades. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2016.
STOKES, D. O Quadrante de Pasteur – a ciência básica e a inovação tecnológica. Clássicos da Inovação. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
VÁZQUEZ, A., ACEVEDO, J. A.; MANASSERO, M. A. Progresos en la evaluación de actitudes relacionadas con la ciencia mediante el Cuestionario de Opiniones CTS. In MARTINS, I. P. (Org.), O Movimento CTS na Península Ibérica. Seminário Ibérico sobre Ciência- Tecnologia-Sociedade no ensino-aprendizagem das ciências experimentais. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2000. p. 219-230
VÁZQUEZ, A.; MANASSERO, M.A. Actitudes relacionadas con la ciencia: una revisión conceptual. Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 3, p. 337- 346, 1995.
WINNER, L. Do Artifacts have Politics? In: WINNER, L. The Whale and the Reactor – A Search for Limits in an Age of High Technology. Chicago: The University of Chicago Press. p. 19-39, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Loryne Viana Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).