ABORDANDO A NATUREZA DA CIÊNCIA POR MEIO DE UM DOCUMENTÁRIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1412

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Documentário, Formação de professores.

Resumo

Quando refletimos sobre o quê e o como ensinar ciências para nossos estudantes, sejam eles da educação básica ou superior, nos deparamos com uma literatura vasta. Um dos caminhos que podemos percorrer para contribuir com a compreensão sobre a ciência pelos estudantes, é favorecer a compreensão do que seja Natureza da Ciência (NdC). Nos cursos de formação de professores, é importante criar condições para que os licenciandos vivenciem e reflitam sobre essa questão e tenham contato com estratégias diferenciadas de ensino que perpassam essa temática. No sentido de que os licenciandos em fase final de curso tenham um arcabouço de experiências, e que estas, possam mais tarde, ser adaptadas à realidade escolar que estejam inseridos, relatamos no presente artigo uma atividade realizada em uma turma de graduação em química licenciatura, de uma universidade federal brasileira. A proposta de ensino, foi realizada no âmbito da disciplina História da Química, ofertada no sétimo período da graduação. Na presente estratégia de ensino, empregamos de um documentário para abordar um tema e desenvolver competências relacionadas à NdC nos licenciandos. Os resultados nos indicam que os estudantes desenvolveram novas concepções, como por exemplo, sobre a ciência, quem faz ciência e humanização do cientista.

Biografia do Autor

Sandra Oliveira Franco-Patrocínio, Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de Química – ICEB - UFOPPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências (MPEC)Coordenadora do Laboratório de Educação Especial e Inclusiva (LEEI)

Ivna Casela, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada em Química pela UFOP.

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências -  UFOP

Referências

ABD-EL-KHALICK, Fouad.; LEDERMAN, N. G. Improving Science teachers’ conceptions of the nature of Science: A critical review of the literature. International Journal of Science Education, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000.

ACEVEDO-DÍAZ, José Antonio; VÁZQUEZ-ALONSO, A.; MANASSERO-MAS, M. A.; ACEVEDO-ROMERO, P. Consensos sobre natureza da ciência: fundamentos de uma investigação empírica. Rev. Eureka. Enseñ. Divul. Cien., p. 42-66, 2007.

ALARCÃO, Isabel. Contribuição da didática para formação de professores. In: PIMEN-TA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e Portugal. São Paulo: Cortez, 2000. p. 159-190.

ALMEIDA, Milton José de. A educação visual na televisão vista como educação cultural, política e estética. ETD: Educação Temática Digital, Campinas (SP), v.1, n.4, p.1-6, out. 2000.

BATISTA, Djane Fernandes; NUNES, J. V. O uso de documentários como ferramenta didática no ensino de biblioteconomia. REBECIN, v.5, n.2, p.47-62, jul./dez. 2018.

BENTES, Ivana. O audiovisual e o documentário na cena contemporânea. In: Debate: cinema documentário e educação. Ano XVIII boletim 11, jun. 2008.

CACHAPUZ, Antonio.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, Marília Gomes. CASAGRANDE, L. S. Mulheres e ciência: desafios e conquistas. INTERthesis, v.8, n.2, p. 20-35, 2011.

CASAGRANDE, Lindamir Salete; SCHWARTZ, J.; CARVALHO, M. G.; LESZCZYNSKI, S. A. Mulher e ciência: pioneiras em ciência da natureza. Cadernos de artigos sobre Gênero e Tecnologia, v.1, n.1, p. 3-14, 2004.

CORTELLA, Mário. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

CUNHA, Marcia Borin da; GIORDAN, M. A Imagem da Ciência no Cinema. QNEsc, v.31, n.1, p. 09-17, 2009.

FARIAS, Robson Fernandes de. As mulheres e o Prêmio Nobel de Química. QNEsc, v.14, n.34, p. 28-30, 2001.

FIOLHAIS, Carlos. Einstein e a Religião. Revista do Centro Acadêmico de Democracia Cristã, p. 323-329, 2005.

FREIRE, JR. O. A relevância da filosofia e da história das ciências para a formação dos professores de ciências. In: SILVA FILHO, W. J. (Org.). Epistemologia e ensino de ciências. Salvador: Arcádia, 2002. p. 13-30.

GALVÃO, Cecília; REIS, P.; FREIRE, S. A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência & Educação. v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011.

GIL-PÉREZ, Daniel; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação. v. 7, n. 2, p.125-153, 2001.

GOLDSCHMIDT, Andrea Inês; GOLDSCHMIDT JÚNIOR, J. L. LORETO, E. L. S. Concepções Referentes à Ciência e aos Cientistas entre Alunos de Anos Iniciais e Alunos em Formação Docente. Contexto & Educação, p. 132-164, 2014.

HARRISON, Peter. Ciência” e “Religião”: Construindo os Limites. Revista de Estudos da Religião, p. 1-33, 2007.

MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. 17-30.

McCOMAS, William Followers; ALMAZROA, H.; CLOUGH, M. P. The nature of Science in Science education: An introduction. Science & Education, v. 7, n. 6, p. 511-532, 1998.

McCOMAS, William Followers. Uma proposta de classificação para os tipos de aplicação da história da ciência na formação científica: implicações para a pesquisa e desenvolvimento. In: C.C. Silva, & M. E. Prestes, (Orgs.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos, SP: Tipografia Editora, 2013, p. 425–448.

MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência. v. 7, n.1, p. 32-46, 2014.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.

PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro. Campinas: Papirus, 1996.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência?. Bauru: EDUSC, 2001.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade, v.20, n.2, p. 71-99, 1995.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Relato de Experiência