O ENSINO DA RADIOATIVIDADE NOS LIVROS DE FÍSICA DO PNLD E O ENFOQUE CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1411

Palavras-chave:

Abordagem CTS, Ensino de Física, Livro Didático, Radioatividade

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa com abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos junto aos livros didáticos de Física, integrantes do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. O objetivo deste trabalho reside na intenção de emergir relações entre as vocações do enfoque Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) e o ensino de radioatividade presente nestes livros, a fim de possibilitar, a professores e gestores da educação básica, subsídios para análise e escolha dos livros didáticos. Conforme nossos referenciais, o livro didático é considerado como a principal ferramenta na ação docente e, ao mesmo tempo, a valorização das vocações do enfoque CTS no ensino de Ciências da Natureza, junto aos livros, contribui para a formação integral, ética e cidadã dos educandos. Por meio desta análise desvelamos, após a análise, algumas vocações da abordagem CTS como a valorização do contexto histórico, a problematização e o uso de questões sócio-ambientais junto ao ensino da radioatividade.

Biografia do Autor

Jucelino Cortez, Universidade de Passo Fundo

Professor de Física do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo.

Rafaela Pessatto de Oliveira, Universidade de Passo Fundo

Acadêmica do curso de Física (L) e bolsista de iniciação científica.

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Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos Científicos