ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DO FILME PERDIDO EM MARTE NAS AULAS DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1385Palavras-chave:
Química, Perdido em Marte, Ciências,Resumo
O presente artigo consiste no relato de uma experiência vivenciada no Ensino Médio, a partir da análise de trechos do filme Perdido em Marte (2015), buscando relações com conteúdos de Química. A escolha desta obra se deve à sua popularidade e, principalmente pelo fato do protagonista sobreviver no planeta Marte em função dos inúmeros conhecimentos relacionados à Química, Física, Biologia e engenharia. Além disso, acreditamos que os filmes, quando inseridos em situações de ensino e de aprendizagem, possibilitam espaços de socialização, de reflexão, de criticidade e de produção de novos significados para os conceitos científicos. Por isso, alguns trechos do filme foram selecionados e apresentados aos alunos da primeira série do Ensino Médio, em uma escola pública, no estado de Minas Gerais, trabalhando os conceitos de substâncias e elementos químicos, reações químicas, tabela periódica, radioquímica, dentre outros. Durante as aulas, verificamos o interesse dos estudantes, através dos comportamentos que se traduziram através de questionamentos, e dos momentos em que os alunos se mostraram curiosos em compreender as cenas e verificar a veracidade do que era apresentado, buscando esclarecer os conceitos químicos relacionados. Desta forma, consideramos que o filme Perdido em Marte (2015) possibilita resgatar conceitos prévios e mediar novos conhecimentos, a partir da discussão e da socialização em sala de aula.
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