ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DO FILME PERDIDO EM MARTE NAS AULAS DE QUÍMICA

Autores

  • Patrícia Silveira Universidade Federal de Uberlândia
  • José Gonçalves Teixeira Júnior Universidade Federal de Uberlândia, FACIP - Campus do Pontal

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1385

Palavras-chave:

Química, Perdido em Marte, Ciências,

Resumo

O presente artigo consiste no relato de uma experiência vivenciada no Ensino Médio, a partir da análise de trechos do filme Perdido em Marte (2015), buscando relações com conteúdos de Química. A escolha desta obra se deve à sua popularidade e, principalmente pelo fato do protagonista sobreviver no planeta Marte em função dos inúmeros conhecimentos relacionados à Química, Física, Biologia e engenharia. Além disso, acreditamos que os filmes, quando inseridos em situações de ensino e de aprendizagem, possibilitam espaços de socialização, de reflexão, de criticidade e de produção de novos significados para os conceitos científicos. Por isso, alguns trechos do filme foram selecionados e apresentados aos alunos da primeira série do Ensino Médio, em uma escola pública, no estado de Minas Gerais, trabalhando os conceitos de substâncias e elementos químicos, reações químicas, tabela periódica, radioquímica, dentre outros. Durante as aulas, verificamos o interesse dos estudantes, através dos comportamentos que se traduziram através de questionamentos, e dos momentos em que os alunos se mostraram curiosos em compreender as cenas e verificar a veracidade do que era apresentado, buscando esclarecer os conceitos químicos relacionados. Desta forma, consideramos que o filme Perdido em Marte (2015) possibilita resgatar conceitos prévios e mediar novos conhecimentos, a partir da discussão e da socialização em sala de aula.

Biografia do Autor

Patrícia Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

José Gonçalves Teixeira Júnior, Universidade Federal de Uberlândia, FACIP - Campus do Pontal

Professor de disciplinas relacionadas ao Ensino de Química, na Universidade Federal de Uberlândia, FACIP - Campus do Pontal.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, experimentação, equilíbrio químico e formação inicial.

Referências

BAXTER, Stephen. A ciência de Avatar: a verdade e a ficção por trás das tecnologias do filme de maior bilheteria de todos os tempos. Trad. Humberto Moura Neto e Martha Argel. São Paulo: Cultrix, 2013.

BURROUGHS, Edgar Rice. Uma princesa de Marte. Trad. Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph, 2010.

______. Jonh Carter: entre dois mundos. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012.

CASTILHO, Thaís Balada; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. O discurso de divulgação científica: reconhecendo suas características no filme Perdido em Marte. Ciências em Foco, v. 11, n. 2, p. 56-65, 2018.

CRUZ, Thaiza Montine Gomes dos Santos. Enquanto isso na sala de justiça... história em quadrinhos no ensino de Química. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2015, 123f.

CUNHA, Marcia Borin; GIORDAN, Marcelo. A imagem da Ciência no cinema. Química Nova na Escola, v. 31, n. 1, p. 9-17, 2009.

DUARTE, Guilherme Felipe Reis; CARLSON, Brett Vern. Geradores termoelétricos radioisotópicos. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA, XI; 2005, São José dos Campos. Anais... São José dos Campos, ITA, p. 1-6, 2005.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. 3 ed. Belo Horizonte. Autêntica. 2009.

FANTIN, Mônica. Mídia-educação e cinema na escola, Teias, ano 8, n. 15-16, p. 1-13, 2007.

FERREIRA, Júlio César David; BARBOSA, Roberto Gonçalves. Os discursos nos filmes de ficção científica: ensino de ciências e a produção de sentidos na perspectiva socioambiental. ACTIO - Docência em Ciências, v. 3, n. 2, p. 80-97, 2018.

LEÃO, Marcelo Franco; OLIVEIRA, Eniz Conceição; DEL PINO, José Cláudio; MACEDO, Douglas Arvani. O filme como estratégia de ensino para promover os estudos de Química Analítica e a Investigação Científica. Revistas Destaques Acadêmicos, vol. 5, n. 4, p. 95-103, 2013.

MATTOS, Celso Luiz. Luz, câmera, ciência: uma análise crítica da representação da ciência em filmes de ficção científica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, n. 2, p. 27-35, 1995.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 5 ed. São Paulo. Contexto. 2011.

OLIVEIRA, Denny Maurício; EMYGDIO, Alexandre Santana. Uma novela de ficção científica para alunos do ensino médio. Física na Escola, v. 14, n. 1, p. 52-54, 2016.

PINHEIRO, Juliano Soares. Possibilidades de diálogos sobre questões étnico-raciais em um grupo PIBID Química. 2016. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

PRAIA, João; GIL-PEREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O papel da natureza da Ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.

SANTOS, Diego Marlon; DEMIZU, Fabiana Silva Botta; NAGASHIMA, Lucila Akiko. Medine Man: o curandeiro da selva - cinema e educação científica. EDUCERE - Revista da Educação, v. 16, n. 2, p. 193-207, 2016.

SANTOS, Paloma Nascimento; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Utilização do Cinema na sala de aula: aplicação da Química dos perfumes no ensino de funções orgânicas oxigenadas e bioquímica. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, p. 160-167, 2011.

SILVA, Kátia Rogéria da; SANTOS, Felipe Giuliano Pacheco dos; CUNHA, Marcia Borin. Ciência e cinema: um olhar para as possibilidades no ensino de ciências. Arquivo do MUDI, v. 21, n. 3, p. 109-119, 2017.

SILVA, Kathya Rogéria da; CUNHA, Marcia Borin. Filme Robôs para discutir conceitos relacionas à Ciência. Química Nova na Escola, v. 41, n. 1, p. 4-9, 2019.

SILVA, Silvana Dias da; SILVA, Vanessa Mendes da; SOARES, Alessandro Cury; KORTMANN, Gilca Maria Lucena. O cinema e os quadrinhos: ferramentas alternativas para o ensino de química. Educação, Ciência e Cultura. v. 20, n. 1, p. 155-164, 2015.

VIEIRA, Ricardo; NETTO, Demétrio Bastos; BERNHARDT, Pierre; LEDOUX, Marc-Jacques; PHAM-HUU, Cuong. Decomposição catalítica da hidrazina sobre irídio suportado em compósitos à base de nanofibras de carbono para propulsão espacial. Testes em condições reais. Química Nova, v. 28, n. 1, p. 42-45, 2005.

WEIR, Andy. Perdido em Marte. 2. ed. Trad. Marcello Lino. São Paulo: Arqueiro, 2015

Downloads

Publicado

2021-10-05