FATORES QUE MAIS INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E CRIACIONISMO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Thaís Aparecida Caixeta Maciel Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Rodrigo de Mello Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1381

Palavras-chave:

religião, ciência, ensino de biologia, cuidado parental.

Resumo

A evolução biológica é um tema de grande importância no Ensino Médio e também na percepção geral do grande público sobre a origem e diversificação de espécies. No entanto, a disciplina enfrenta grandes desafios para ser compreendida por estudantes, já que sua lógica e raciocínio apresentam divergências com a crença criacionista. Tendo em vista todas as polêmicas ligadas em torno deste tema, o presente artigo teve como objetivo verificar quais as variáveis que mais influenciam a percepção e grau de entendimento de alunos no Ensino Médio sobre os mecanismos e processos subjacentes à evolução biológica. Mais especificamente, nos interessamos em avaliar a influência da crença religiosa dos estudantes e da formação educacional de pais e mães, e como elas estão correlacionadas à percepção sobre evolução nos estudantes. Para isso, foi aplicado um questionário contendo 12 questões em turmas do 3º ano em duas escolas (sendo uma pública e outra particular) do Distrito Federal. Após as análises, os resultados demonstraram que a religião, o tipo de escola e escolaridade de pais e mães foram as variáveis que mais influenciaram no entendimento da biologia evolutiva. Foi também evidenciado que quanto maior a escolaridade dos pais, mais acurado é o conhecimento dos estudantes sobre a teoria evolucionista. Em contrapartida, não houve diferença significativa entre os sexos dos estudantes em suas respostas. Discutimos as possíveis causas e consequências a estes padrões e sugerimos algumas mudanças e posturas necessárias no modo de se ensinar evolução no Brasil. Por fim, salientamos a relevância de se rever e discutir conceitos científicos e biológicos no Ensino Médio, e como transcendê-los para a sociedade, dando especial atenção em não criar conflitos entre o ensino de biologia evolutiva e crenças religiosas.

Biografia do Autor

Thaís Aparecida Caixeta Maciel, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Graduada em Ciências Biológicas- licenciatura, pela Universidade Católica de Brasília (UCB);

Pós- graduanda Lato Sensu em Intrumentação em Ensino de Ciências, pela mesma instituição.

Rodrigo de Mello, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) - PR, mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela mesma instituição (UEM), Maringá, PR. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO. 

Referências

ANDREWS, P. Evolution and environment in the Hominoidea. Nature, v.360, ed.6405, p.641-646, 1992.

ANDREWS, P; MARTIN, L. Cladistic relationship of extant and fossil hominoids. Journal of Human Evolution, v. 16, n.1, p.101-118, 1987.

Autor 2. (referência omitida para evitar a identificação dos autores do trabalho).

BARROS, R. P. de; MENDONÇA, R; SANTOS, D. D; QUINTAES, G. Determinantes do Desempenho Educacional no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v.31, n.1, p.1-33, 2001.

BEGUN, D. R; WARD, C. V; ROSE, M. D. Events in hominoid evolution. In: BEGUN, D.R; WARD, C.V; ROSE, M.D (eds.). Function, Phylogeny and Fossils: Miocene Hominoid Evolution and Adaptation. New York: Plenum Publishing Company, 1997. p. 389-415.

BOYD, R; RICHERSON, P. J. Culture and evolutionary process. Chicago: University of Chicago Press, 1985.

BRADLEY, R.H; CONVYN, R.F; BURCHINAL, M; MCADOO, H.P; COLL, C.G. The home environments of children in the United States part II: relations with behavioral development through age thirteen. Child Development, v.72, n.6, p. 1868–1886, 2001.

BRUNET, M; GUY, F; PILBEAM, D; MACKAYE, H.T; LIKIUS, A; AHOUNTA, D; BEAUVILAIN, A; BLONDEL, C; BOCHERENS, H; BOISSERIE, J.R; DE BONIS, L; COPPENS, Y; DEJAX, J; DENYS, C; DURINGER, P; EISENMANN, V; FANONE, G; FRONTY, P; GERAADS, D; LEHMANN, T; LIHOREAU, F; LOUCHART, A; MAHAMAT, A; MERCERON, G; MOUCHELIN, G; OTERO, O; PELAEZ CAMPOMANES, P; PONCE DE LEON, M; RAGE, J.C; SAPANET, M; SCHUSTER, M; SUDRE, J; TASSY, P; VALENTIN, X; VIGNAUD, P; VIRIOT, L; ZAZZO, A; ZOLLIKOFER, C. A new hominid from the upeer Miocene of Chad, central Africa. Nature, v.418, ed.6894, p.145-151, 2002.

CATLEY, K. M. Darwin’s missing link—a novel paradigm for evolution education. Science Education, v.90, n.1, p.767–783, 2006.

CHANGEUX, J.P. Neuronal man. New York: Pantheon, 1985.

CLUTTON-BROCK, T. H. The evolution of parental care. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1991.

COLE, M. Culture in development. In: BORNSTEIN, M.H; LAMB, M.E (Eds.). Developmental psychology: An advanced textbook. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1992. p.731-789.

DARWIN, C. R. On the origin of species by means of natural selection, or the preservation of favoured races in the struggle for life. London: Murray, 1859.

DEMO, P. Escola pública e escola particular: semelhanças de dois imbróglios educacionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.15, n.55, p.181-206, 2007.

DRAPER, P; HARPENDING, H. A sociobiological perspective on human reproductive strategies. In: MACDONALD, K.B (Ed.). Sociobiological perspectives on human development. New York: Springer, 1988. p.340-372.

EL-HANI, C. N; BIZZO, N. Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v.4, n.1, p.1-25, 2002.

EL-HANI, C. N; MORTIMER, E. F. Multicultural education, pragmatism, and the goals of science teaching. Cultural Studies of Science Education. Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, v.2, n.4, p.657-687, 2007.

EVANS, G.W. The environment of childhood poverty. American Psychologist, v.59, n.2, p.77–92, 2004.

FARAH, M. J; BETANCOURT, G; SHERA, D.M; SAVAGE, J.H; GIANNETTA, J.M; BRODSKY, N.L; MALMUD, E.K; DANO, H. Environmental stimulation, parental nurturance and cognitive development in humans. Dev. Sci., v.11, n.5, p.793–801, 2008.

FREEMAN, S; HERRON, J. C. Análise evolutiva. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva. 2.ed. Ribeirão Preto: SBG, 1992.

GIBBON, A. One scientist’s quest for the origin of our species. Science, v.298, ed.5599, p.1708 -1711, 2002.

GOTELLI, N. J; ELLISON, A. M. Princípios de estatística em ecologia. Porto Alegre: Grupo A Educação S/A, 2011.

GOODMAN, M; BAILEY, W. J; HAYASAKA, K; STANHOPE, M.J; SLIGHTOM, J; CZELUSNIAK, J. Molecular evidence on primate phylogeny from DNA sequence. American Journal of Physical Anthropology, v.94, n.1, p.3-24, 1994.

GOULD, S.J. Pilares do tempo – Ciência e religião na plenitude da vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2002a.

GOULD, S.J. The Structure of Evolutionary Theory. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2002b.

GROSS, M. R. The Evolution of Parental Care. The Quarterly Review of Biology, v.80, n.1, p.37-45, 2005.

GROVES, C.P. Systematics on of the great apes. In: SWINDLER, D.R; ERWIN, J (eds.). Comparative Primate Biology, 1. Systematics, Evolution and Anatomy. 1.ed. New York: Alan R. Liss, Inc,., 1986. p.187-217.

KELLER, H. Different socialization pathways to adolescence. In: PAPER PRESENTED AT THE 4TH AFRICA REGION INTERNATIONAL SOCIETY FOR THE STUDY OF BEHAVIORAL DEVELOPMENT CONFERENCE (ISSBD); 1998a, Windhoek/Namibia. Proceedings… Windhoek/Namibia, ISSBD, 1998a.

KELLER, H. The role of development for understanding the biological basis of cultural learning. In: PAPER PRESENTED AT THE SYMPOSIUM, THEORIES OF INDIVIDUAL DEVELOPMENT: DEMARCATING AND INTEGRATING METAPERSPECTIVES; 1998b, Wittenberg, Germany. Proceedings… Wittenberg, Germany, 1998b.

KELLER, H. Human Parent-Child Relationships from an Evolutionary Perspective. American Behavioral Scientist, v.43, n.6, p.957–969, 2000.

LEAKEY, M. G; FEIBEL, C. S; MCDOUGALL, I; WALKER, A. New 4-million-year-old hominid species from Kanapoi and Allia Bay, Kenya. Nature, v.376, ed.6541, p.565-571, 1995.

LIPORINI, T. Q. Concepção dos alunos do Ensino Médio sobre a Evolução Biológica. 2014. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

MAHNER, M; BUNGE, M. Is religious education compatible with Science Education? Science & Education, v.5, n.2, p.101-123, 1996.

MARTINS, L. A. P. Lamarck e as quatro leis da variação das espécies. Epistéme. Filosofia e História da Ciência em Revista, v.2, n.3, p.33-54, 1997.

MASCARENHAS, S; ALMEIDA, L; BARCA, A. Atribuições causais e rendimento escolar: Impacto da habilitação escolar dos pais e do gênero dos alunos. Revista Portuguesa de Educação, v.18, n.1, p.77-91, 2005.

MAYR, E. Principles of Systematic Zoology. New York: McGraw-Hill, 1991.

MORTIMER, E. F. Studying conceptual evolution in the classroom as conceptual profile change. In: THIRD MISCONCEPTIONS SEMINAR PROCEEDINGS; 1993, Ithaca, NY. Proceedings of the third international seminar on misconceptions and educational strategies in science and mathematics. Ithaca, NY, Universidade Federal de Minas Gerais e University of Leeds, 1993.

MORTIMER, E. F. Conceptual change or conceptual profile change? Science & Education, v.4, n.3, p.265-287, 1995.

MORTIMER, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

OLIVEIRA, G. D. S; BIZZO, N. Aceitação da evolução biológica: atitudes de estudantes do ensino médio de duas regiões brasileiras. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.11, n.1, p.57-79, 2011.

POZO, J. I; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

R CORE TEAM 2018. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2018. Acesso em 26 dez.,2019, https://www.R-project.org/.

RAO, H; BETANCOURT, L; GIANNETTA, J.M; BRODSKY, N.L; KORCZYKOWSKI, M; AVANTS, B.B; GEE, J.C; WANG, J; HURT, H; DETRE, J.A; FARAH, M.J. Early parental care is important for hippocampal maturation: evidence from brain morphology in humans. NeuroImage, v.49, n.1, p.1144-1150, 2010.

RIDLEY, M. Evolução. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SANTOS, J. C. Dos; ALVES, L. F. A; CORRÊA, J. J; SILVA, E. R. L. Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná. Ciênc. educ. (Bauru), v.13, n.3, p.311–322, 2007.

SANTOS, S. C. S; TERÁN, A. F; FORSBERG, M. C. S. Analogias em livros didáticos de biologia no ensino de zoologia. Investigações em Ensino de Ciências, v.15, n.3, p.591-603, 2011.

SANTOS, D. L. J. A Palavra ou a Escola? O conflito entre a ciência e a religião na formação da identidade do jovem evangélico no cotidiano escolar. In: ANAIS DOS SIMPÓSIOS DA ABHR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; 2011, Juiz de Fora. Anais dos simpósios da ABHR. Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.

SEPULVEDA, A. C; EL-HANI, C.N. Quando visões de mundo se encontram: religião e ciência na trajetória de formação de alunos protestantes de uma licenciatura em ciências biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, v.9, n.2, p.137-175, 2004.

SMITH, M. U. Current Status of Research in Teaching and Learning Evolution: I. Philosophical/Epistemological Issues. Science & Education, v.19, n.6-8, p.523-538, 2010.

TEIXEIRA, P. Evolução x Criacionismo na escola: quais os objetivos do ensino de biologia?. In: SALES, J. A. M. de; FARIAS, I. M. S. de; LIMA, M. S. L; CAVALCANTE, M. M. D. (org.). Didática e a prática de ensino na relação com a sociedade. Fortaleza, CE: EdUECE, 2015. p.02092- 020102.

VALVA, F. A; DINIZ-FILHO, J. A. F. Histórico do Pensamento Evolucionista. In: CADERNOS DE BIOLOGIA, N.1; 1998, Goiânia, GO. Anais de Mestrado em Biologia. Goiânia, GO, Instituto de Ciências Biológicas/Universidade Federal de Goiás, 1998.

VIEIRA, S. Introdução à bioestatística. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

WATSON, J. D; CRICK, F. H. C. A structure for Deoxyribose Nucleic Acid. Nature, v.171, ed.4356, p.737–738, 1953.

WOOD, B. Hominid revelations from Chad. Nature, v.418, ed.6894, p.133-135, 2002.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos Científicos