O ENSINO DE FÍSICA E SUAS RELAÇÕES: O QUE DIZEM OS LICENCIANDOS DESSA ÁREA

Autores

  • Álex de Carvalho Ferreira UESB
  • Lúcia Gracia Ferreira UFRB

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1357

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise, para realização de diagnóstico, da percepção dos estudantes de uma licenciatura em Física sobre o ensino desta disciplina na educação básica e sua relação com o ingresso no ensino superior. Procuramos compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem de Física e seus componentes, identificar a percepção dos graduandos sobre este ensino na educação básica e analisar a relação existente entre essa percepção e o ingresso no Curso de Licenciatura em Física. Esta pesquisa caracteriza-se metodologicamente como qualitativa, descritiva e de levantamento, com a utilização de questionário para coleta de dados. Foi realizada no campus de Itapetinga-BA, com estudantes da Licenciatura em Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). No tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e procedeu-se com a categorização do corpus. Constatamos que os estudantes possuem afinidade com matemática, por conta disso aprendem Física com mais facilidade; que eles reconhecem a importância da Física e que esta encontra-se relacionada ao cotidiano; que os aspectos didáticos-metodológicos nem sempre revelam-se significativos para promoção da aprendizagem e, portanto, influenciam no desenvolvimento dos processos cognitivos; e que todos estes são fatores que implicam em aprendizagem na educação básica, assim como na escolha do curso superior em Física. Portanto, os resultados mostram que há uma relação das aprendizagens de Física na educação básica com o ingresso no curso superior em Física.

Biografia do Autor

Álex de Carvalho Ferreira, UESB

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduado em Licenciatura em Física pela UESB.

Lúcia Gracia Ferreira, UFRB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

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Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Artigos Científicos