OFICINA SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Matheus Ferreira Figueirôa
  • Maria Cristina Do Amaral Moreira

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1322

Palavras-chave:

oficina pedagógica, uso do livro didático, licenciandos, ensino de física

Resumo

A oficina que apresentamos resulta de pesquisa realizada em um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, que tem como objetivo levar licenciandos em física a refletirem sobre o livro didático e sua utilização em sala de aula. Embora nem sempre se reconheça o livro didático tem o papel de agente de formação e legitimação das ações docentes, a pressuposição do estudo é a de que a carência de discussão, do uso do livro didático em graduações, compromete a qualidade da formação de professores. Para aprofundar elementos de produção, consumo e disseminação do livro didático, propusemos uma oficina pedagógica realizada com licenciandos a partir de três momentos didáticos. No primeiro momento, pedimos para que escrevessem aspectos relevantes na escolha do livro de física, no segundo, entregamos livros didáticos de física, aprovados no PNLD, para que analisassem e explicitassem quais deles utilizariam em suas aulas, justificando sua escolha; e no último momento, pedimos um plano de aula, a partir do que discutimos sobre o uso alternativo do livro didático. Os resultados mostraram que, no diz respeito à escolha do livro, os licenciandos apontam vários aspectos como fundamentais, tais como: a linguagem adequada, os exercícios, as ilustrações e outros. Entretanto, quando planejem o ensino a partir do uso do livro, ainda permanecem ideias pouco alternativas, deixando crer a necessidade de aprendizado e reflexão sobre as múltiplas formas de uso do livro, sobretudo em combinação com outros materiais.

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Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Artigos Científicos