“FAKE NEWS AMBIENTAIS”: UMA PROPOSTA ECOPEDAGÓGICA APLICADA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • CADIDJA COUTINHO Prof. Adjunta Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito
  • Raquel Ruppenthal Prof. Adjunta Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana
  • Cisnara Pires Amaral Prof. Titular Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus Santiago

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1316

Palavras-chave:

Divulgação científica, Educação Ambiental, Estudo de caso, Metodologia ativa.

Resumo

Diante de um movimento proativo à natureza nas diferentes esferas sociais, como a Educação Ambiental pode se transformar em uma oportunidade de construção de novas formas de conhecer, pensar e agir? O presente estudo buscou proporcionar aos alunos do Ensino Superior uma atividade didática voltada ao desenvolvimento da criticidade em relação aos problemas ambientais. A proposta foi intitulada “Fake News Ambientais”, na qual acadêmicos do Curso de Ciências da Natureza foram convidados a estudar problemáticas ambientais publicadas em âmbito municipal, e partir destas, produzir fake news que propusessem soluções e/ou indicativos para equacionar a relação homem e natureza. Participaram da proposta 17 alunos, que organizados em grupos, propuseram notícias fictícias que visavam a formação de um ideário ecológico reflexivo e a solução de problemáticas locais pertinentes ao contexto dos participantes da atividade. Nesta perspectiva, entende-se que o essencial é efetivar propostas norteadas pela contextualização e que assegurem aos alunos formação consistente de aportes teóricos e práticos sobre a relação homem-ambiente. A formação integral aliada à perspectiva crítica favorece o discernimento e capacidade para realizar escolhas, não apenas nas necessidades de consumo de bens e serviços, mas principalmente, considerando a sustentabilidade.

Biografia do Autor

CADIDJA COUTINHO, Prof. Adjunta Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)/UFSM e Mestrado pelo PPG Educação em Ciências: Química da vida e Saúde/UFSM. Prof. Adjunta na Unipampa Campus Dom Pedrito. Áreas de interesse: Educação em Ciências, Educação Ambiental e Ensino de Genética.

Raquel Ruppenthal, Prof. Adjunta Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana.

Cisnara Pires Amaral, Prof. Titular Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus Santiago

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade da Região da Campanha (1996), MBA em Gestão Ambiental, Especialização em Tecnologia Ambiental pela URI e Mestrado em Tecnologia Ambiental pela UNISC (2016). Atualmente é professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e da Escola de Educação Básica da URI. Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Genética aplicada e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos interativos, promoção da saúde e meio ambiente.

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Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Relato de Experiência