CASO CLÍNICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FARMACOLOGIA: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM

Autores

  • Tatiane Geralda André Universidad Autónoma de Sinaloa
  • Rogério Dias Renovato Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1296

Palavras-chave:

Estudo de Caso, Educação em Enfermagem, Práticas de Ensino.

Resumo

O processo de ensino/aprendizagem nos cursos de graduação em enfermagem, nas últimas décadas do século XX, tem-se evidenciado uma prática pedagógica tradicional e conservadora baseada no modelo biomédico. Esta prática acabou por impregnar na sociedade e em todos os níveis de escolaridade, uma visão de modo fragmentado do conhecimento, instigando aluno e professor a agir numa perspectiva metodológica de ensino fundamentada na dicotomia teoria e prática. Com o objetivo de ajudar na formação de enfermeiros no que diz respeito ao ensino do raciocínio diagnóstico, o estudo de caso, enquanto método de ensino, pode ser considerado um recurso favorável para gerar a atenção devida para sua utilização na prática clínica.  Nesse sentido o objetivo dessa pesquisa foi compreender a percepção dos graduandos de enfermagem sobre a estratégia doestudo de caso no ensino de farmacologia. Foi utilizado o estudo de caso multidisciplinar, que é uma prática do currículo integrado do curso de Enfermagem da UEMS criada com o projeto pedagógico de 2004, e que mesmo após duas mudanças de projeto (2012 e 2015) ele ainda permanece. Esse estudo de caso é desenvolvido no cenário das aulas práticas da 3ª série e envolve as disciplinas de  Enfermagem  em  Saúde do Adulto e do Idoso I. Dentro dos resultados foi encontrados duas categorias de análises: Estudo de caso como possibilidade de interdisciplinaridade; Estudo de caso como estratégia de ensino: aproximando teoria e prática. Considerações finais: Os alunos do curso de enfermagem da UEMS, participantes desse estudo, consideram que a estratégia do estudo de caso possibilita a interdisciplinaridade, ou seja, a integração das disciplinas, onde é possível relacionar e utilizar o conhecimento entre todas as disciplinas do curso de graduação.

Biografia do Autor

Tatiane Geralda André, Universidad Autónoma de Sinaloa

Estudante de mestrado em Ciencias em Enfermagem, da Universidad Autónoma de Sinaloa, México

Rogério Dias Renovato, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Prof. Dr. Coordenador do Mestrado Profissionalizante Ensino em Enfermagem, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

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Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos Científicos