CASO CLÍNICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FARMACOLOGIA: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1296Palavras-chave:
Estudo de Caso, Educação em Enfermagem, Práticas de Ensino.Resumo
O processo de ensino/aprendizagem nos cursos de graduação em enfermagem, nas últimas décadas do século XX, tem-se evidenciado uma prática pedagógica tradicional e conservadora baseada no modelo biomédico. Esta prática acabou por impregnar na sociedade e em todos os níveis de escolaridade, uma visão de modo fragmentado do conhecimento, instigando aluno e professor a agir numa perspectiva metodológica de ensino fundamentada na dicotomia teoria e prática. Com o objetivo de ajudar na formação de enfermeiros no que diz respeito ao ensino do raciocínio diagnóstico, o estudo de caso, enquanto método de ensino, pode ser considerado um recurso favorável para gerar a atenção devida para sua utilização na prática clínica. Nesse sentido o objetivo dessa pesquisa foi compreender a percepção dos graduandos de enfermagem sobre a estratégia doestudo de caso no ensino de farmacologia. Foi utilizado o estudo de caso multidisciplinar, que é uma prática do currículo integrado do curso de Enfermagem da UEMS criada com o projeto pedagógico de 2004, e que mesmo após duas mudanças de projeto (2012 e 2015) ele ainda permanece. Esse estudo de caso é desenvolvido no cenário das aulas práticas da 3ª série e envolve as disciplinas de Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso I. Dentro dos resultados foi encontrados duas categorias de análises: Estudo de caso como possibilidade de interdisciplinaridade; Estudo de caso como estratégia de ensino: aproximando teoria e prática. Considerações finais: Os alunos do curso de enfermagem da UEMS, participantes desse estudo, consideram que a estratégia do estudo de caso possibilita a interdisciplinaridade, ou seja, a integração das disciplinas, onde é possível relacionar e utilizar o conhecimento entre todas as disciplinas do curso de graduação.
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