PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Cláudia Cristina Figueiredo Alves do Couto Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP Campus Cornélio Procópio
  • William Junior do Nascimento Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1252

Palavras-chave:

Ensino de Ciências por Investigação, Revisão da Literatura, Análise de Conteúdo.

Resumo

O ensino de ciências por meio de atividades investigativas tem surgido como uma opção de abordagem metodológica que proporciona ao professor diversificar suas aulas de modo a desenvolver nos alunos habilidades e competências necessárias para compreender e interagir no mundo em que vive. Portanto, a presente pesquisa tem por objetivo investigar como a abordagem Ensino de Ciências por Investigação vem sendo retratada no cenário das produções acadêmicas brasileiras, a fim de compreender os resultados alcançados em sua implementação. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura em periódicos da área de ensino com Qualis A1, A2 e B1, todos em versão online entre os períodos de 2008 a 2018. Os dados coletados foram analisados e categorizados conforme a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados obtidos sugerem prevalecer aplicação desta abordagem como possibilidade metodológica, sendo poucos os trabalhos voltados à formação inicial e/ou continuada de professores. Ainda assim, é relevante a percepção de que essa abordagem propicia resultados positivos quando implementados em sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Cláudia Cristina Figueiredo Alves do Couto, Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP Campus Cornélio Procópio

Formação Acadêmica: Licenciatura em Ciências - Hab. em Matemática; Licenciatura em Pedagogia. Aluna regular do Mestrado Profissional em Ensino.

William Junior do Nascimento, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP)

 

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Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos de Revisão