ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Tathiane Milaré Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0001-6557-1769
  • Karina Paes Delgado Universidade Federal de São Carlos
  • Luiz Otávio Orzari Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1234

Palavras-chave:

ensino de química, alfabetização científica e tecnológica, metodologia de ensino, licenciatura.

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) em um curso de Licenciatura em Química e discutir suas contribuições para a formação docente. O trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino de Química. A IIR foi desenvolvida a partir de uma situação problema sobre o uso de bicarbonato de sódio, vinagre, limão e água oxigenada na limpeza doméstica e envolveu experimentação, uso de tecnologias da informação e comunicação, entre outras estratégias didáticas. A partir dos relatos de dois licenciandos, verificou-se a contribuição da IIR no desenvolvimento da autonomia, da capacidade de tomada de decisões, do trabalho em grupo e da comunicação, além disso, foram feitos questionamentos e discussões sobre o uso desta metodologia na educação básica, sua  viabilidade e as dificuldades que podem ser encontradas.

Biografia do Autor

Tathiane Milaré, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo.

Karina Paes Delgado, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Relato de Experiência