USO DA LITERATURA DE CORDEL PARA EXPLICAR A METODOLOGIA ATIVA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Autores

  • Edmilson Clarindo de Siqueira Universidade de Pernambuco
  • Jose Anibal Matamoros
  • Celia Bertha Vargas de la Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1188

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em problemas.

Resumo

A literatura de cordel é uma poesia de caráter popular e tem sido muito utilizada como ferramenta de ensino na educação básica. No ensino superior ela ainda é escassa e com poucas incursões temáticas. Devido as suas características lúdica, dinâmica e de comunicação criativa, o cordel é um instrumento didático facilitador da aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi utilizar a literatura de cordel para explicar as principais características da técnica de Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo interdisciplinar com enfoque cultural nos participantes. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica em plataformas virtuais, como Scielo e Google Acadêmico, livros e revistas científicas que deram o aporte teórico sobre o tema para montagem do texto no formato de cordel. Os participantes foram os próprios discentes da Disciplina de Estágio à Docência, 18 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 20 a 30 anos. A motivação dos discentes com literatura de cordel resultou na compreensão satisfatória da técnica de Aprendizagem Baseada em Problemas. A compreensão desta técnica ainda incorre em dúvidas por parte dos acadêmicos e, neste trabalho, ela foi abordada de forma lúdica e artística através da literatura de cordel.

Biografia do Autor

Edmilson Clarindo de Siqueira, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009) e mestrado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada (2015 - em andamento) na Universidade de Pernambuco. Atua nas seguintes áreas: química de polissacarídeos e nucleosídeos/nucleotídeos como compostos potencialmente antivirais e anticancerígenos e nanotecnologia.

Referências

ALMEIDA, Carla; MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro. Representations of science and technology in cordel literature/representações da ciência e da tecnologia na literatura de cordel. Bakhtiniana, 2016; v. 11, n. 3, p. 6-28, 2016.

AMADO, Manuella Villar. Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) na formação contínua de professores de ciências. Interacções, n. 39, p. 709-20, 2015.

AMORIM, Liromaria Maria; JÚNIOR, Jucier Gonçalves; ROLIM-NETO, Modesto Leite. Ensaio sobre a educação médica brasileira frente às vantagens e desvantagens do problem based learning (PBL). Rev. e-ciência, v. 5, n. 1, p. 20-22, 2017.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998.

CAR, Lorainne Tudor; KYAW, Bhone Myint; DUNLEAVY, Gerard; SMART, Neil A; SEMWAL, Monika; ROTGANS, Jerome I; NAOMI, Low-Beer; CAMPBELL, James. Digital problem-based learning in health professions: systematic review and meta-analysis by the digital health education collaboration. Journal of Medical Internet Research, v. 21, n. 2, p. 1-12, 2019.

GUIRALDELLI, Lisângela Aparecida; ZANELATO, Leandra Aparecida Silva; OLIVEIRA, Lívia Regina Rezende; FARIA, Luís Gabriel Silva de; COSTA, Maria Vilma Pontes da; NOGUEIRA, Thiago Afonso. O gênero literatura de cordel trabalhado no cotidiano escolar. Nucleus, v. 13, n. 1, 311-318, 2016.

LIM, William K. Dysfunctional problem-based learning curricula: resolving the problem. BMC Medical Education, v. 12, n. 89, p. 2-7, 2012.

PEREIRA, Lívia Maria Galdino; ROMÃO Edlâny, Pinheiro; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; PAIXÃO, Germana Costa. O cordel no ensino de microbiologia: a cultura popular como ferramenta pedagógica no ensino superior. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 8, n. 4, p. 512-524, 2014.

RAFAEL, Romário Felinto; DA SILVA, Rafaella Martins; NOBRE, Francisco Augusto Silva; VIEIRA, Laylson Alves. O estudo da termodinâmica com o uso de folhetos de cordel. Experiências em Ensino de Ciências, v. 3, n. 1, p. 15-31, 2018.

SILVA, Patrícia Honório Moura; FONSECA, Ricardo Lopes. O ensino do conceito geográfico de paisagem por meio da literatura de cordel a partir de uma oficina pedagógica. Geografia (Londrina), v. 27, n. 1, p. 161-173, 2018.

SIQUEIRA, Edmilson Clarindo. De Mendel às ômicas: antigas e novas fronteiras da genética. 2016. In: GENÉTICA NA PRAÇA; 2016, Recife. XXI ENONTRO DE GENÉTICA DO NORDESTE. Recife, UFPE/CECINE, 2016.

SOUZA, Claudia Teresa Vieira; BARROS, Michele Machado Meirelles; HORA, Eloisa Leal; LINO, Odilio de Souza; HORA, Dinair Leal. Espaços de conhecimento científico e cultural na promoção da saúde: ações para minimizar as iniquidades em saúde. Tempus Acta de Saúde Coletiva, v. 6, n. 4, p. 187-200, 2012.

SOUZA, Claudia; OLIVEIRA, Michele; GOUVEA, Maria; TEIXEIRA, Maria; BARROS, Michele; HORA, Eloisa; LINO, Odilio. Inovações na produção do conhecimento em doenças infeciosas: história, arte, cultura e epidemiologia. Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, n. 15: 33-40, 2016

TAVARES, Braulio. Contando histórias em versos: poesia e romanceiro popular no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2005. 160p.

WOOD, Diana F. ABC of learning and teaching in medicine: problem based learning. BMJ, v. 8, p. 326-330, 2003.

WULANSARI, Nadya Treesna; SUTRISNA, I Putu Gede; DHARMAPATNI, Ni Wayan Kesari. Effectiveness of problem based learning model toward biology learning outcomes. SHS Web of Conferences, v. 42, n. 11, p. 1-5, 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Produto Educacional