ABORDAGEM CTS: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DOS ENCONTROS NACIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA, DE 2012 A 2018

Autores

  • Maria Carmo de Castro INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO.
  • Pedro Miranda Junior INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO.
  • Andrea Santos Liu INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1175

Palavras-chave:

CTS, Ensino de Química, ENEQ, Revisão Bibliográfica.

Resumo

Neste artigo apresentamos a análise dos trabalhos publicados na linha temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQs), no período de 2012 a 2018. Esse trabalho é do tipo bibliográfico e tem por objetivo identificar as propostas dos trabalhos com abordagem CTS para o Ensino de Química, e desta forma, levantar as atuais tendências relacionadas a esta temática. Observou-se um número crescente de publicações nesta linha durante o decorrer dos Encontros, evidenciando a Abordagem CTS como campo de pesquisa promissor na área de Ensino de Química.  Por meio das categorias estabelecidas, foi possível identificar que a abordagem CTS em sala de aula está cada vez mais presente e alcança diferentes níveis de ensino, desde o ensino médio até os cursos de formação de professores.  Verificou-se que os professores da Educação Básica se mostram cada vez mais engajados à abordagem CTS, sinalizando a articulação entre Universidade-Escola. A análise evidenciou que Wildson Luís Pereira dos Santos é o principal referencial teórico utilizado nas publicações CTS dos ENEQs, citado em 94% dos trabalhos no período analisado.

Biografia do Autor

Maria Carmo de Castro, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO.

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Pedro Miranda Junior, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO.

PROFESSOR DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO  PAULO.

Andrea Santos Liu, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO.

PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO  PAULO.

Referências

AULER, Décio. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOUZON, Julia; BRANDÃO, Juliana; SANTOS, Tais; CRISPINO, Alvaro. O Ensino de Química no ensino CTS Brasileiro: uma revisão bibliográfica de publicação em periódicos. Química Nova na Escola, v. 40, n.3, p.214-225, 2018.

CACHAPUZ, Antonio; PEREZ, Daniel Gil; CARVALHO, Anna Maria Pessoa; VILCHES, Amparo. A necessária renovação do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CORTEZ, Jucelino; DEL PINO, José Carlos. A Abordagem CTS e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Implicações para uma Nova Educação Básica. Revista Brasileira Ensino Ciências e Tecnologia. v. 10, n.3. p. 125-144, 2017.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FUMAGALLI, L. O ensino das Ciências Naturais no Nível Fundamental da Educação Formal: Argumentos a seu Favor. In: WEISSMANN, H. (org.), Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SANTOS, Wildson Luis Pereira; MORTIMER, Eduardo Fleury, Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação. v.7, n.1, p 95-111, 2001.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (ciência tecnologia sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.2, n.2, p. 1-23, 2002.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2003.

SANTOS, Mateus José; SOUZA, Vinicius Catão de Assis. Análise dos trabalhos relacionados ao ensino de ciências por investigação publicados nos anais dos encontros Nacionais de Ensino de Química entre os anos de 2006 e 2016. Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química. v. 2, n.2, p.51-66, 2018.

SANTOS, Maria Eduarda Vaz Moniz. Cidadania, conhecimento, ciência e educação CTS. Rumo a “novas” dimensões epistemológicas. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad CTS, v. 2, n. 6, p. 137-157, 2005.

SANTOS, Wildson Luis Pereira. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Educação em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, v.1, n. especial, p. 1-20, 2007.

SILVA, Magda Helena, Ferreira Matias. A formação e o papel do aluno em sala de aula na atualidade. 2011. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

VIANNA, Jose Franscisco; PIRES, Danilo Xavier; VIANA, Luiz Henrique. Processo químico industrial de extração de óleo vegetal: um experimento de química geral. Química Nova, v. 22, n. 5, p. 765-768, 1999.

VON LINSINGEN, Irlan. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, p. 1-19, 2007.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos de Revisão