HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA

Autores

  • Ronaldo Goncalves Pires Instituto Federal Minas Gerais / Técnico em Assuntos Educacionais Universidade Cruzeiro do Sul / Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática
  • Carmem Lúcia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL. Doutora em Química Orgânica pela USP, Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Wagner Barbosa de Lima Palanch Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL. Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. Professor Assistente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1164

Palavras-chave:

História da Ciência, Livro Didático, Ensino de Química.

Resumo

Nesse trabalho apresentamos o resultado de um levantamento das pesquisas abordando a temática “História da Ciência nos livros didáticos de Química”, a partir de Dissertações e Teses disponíveis no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) defendidas no período de 2008 a 2017. Os objetivos desse levantamento foram identificar o foco das pesquisas desenvolvidas nesses trabalhos, os conteúdos de química onde a História da Ciência está sendo abordada e a metodologia utilizada pelos pesquisadores na análise dos livros didáticos. Analisamos 20 dissertações e uma tese. Os resultados mostraram que a maioria dessas pesquisas envolviam a busca pelas características da História da Ciência abordada nesses materiais. Além disso, o conteúdo de Química onde a História da Ciência está mais presente é a Química Geral com ênfase na temática de Estrutura e Modelos Atômicos, seguida de conteúdos de Físico-química e Química Orgânica. Quanto à metodologia, a análise de conteúdo de Bardin foi a mais utilizada pelos pesquisadores. Verificamos também que as pesquisas convergem para a constatação de uma História da Ciência nos livros didáticos de cunho ilustrativo, baseada na menção a cientistas de renome. Apesar disso, há uma aparente tendência à mudança apontada nos livros mais recentes. Esses resultados evidenciam que há necessidade de produção de materiais (para pesquisa ou didáticos) que complementem as informações do livro didático para uma inserção da História da Ciência mais efetiva no Ensino de Química.

Biografia do Autor

Ronaldo Goncalves Pires, Instituto Federal Minas Gerais / Técnico em Assuntos Educacionais Universidade Cruzeiro do Sul / Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática

Possui graduação em Química Licenciatura (UFMG) e Pedagogia (Centro Universitário Newton Paiva), Especialização em Ensino de Ciências (UFMG) e Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (UFF) e Mestrado em Educação e Docência (UFMG). Atualmente é efetivo do Instituto Federal Minas Gerais, exercendo a função de Técnico em Assuntos Educacionais. É Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência, ensino de ciências, divulgação científica, teatro científico e intervenções teatrais.

Referências

BELTRAN, M. H. R. História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares. Abakós, v. 1, n. 2, p. 67-77, 2013.

FERREIRA, A.M.P.; FERREIRA, M.E.M.P. A História da Ciência na formação de professores. Revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v.2, p.1-13, 2010.

FILGUEIRAS, J. M. Os processos de avaliação de livros didáticos no Brasil (1938-1984). 252 f. Tese (doutorado em Educação). Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2011.

HIDALGO, M. R. O Silêncio das Ideias e o Ensino de Ciências. Kínesis (Marília), v. 6, p.106-121, 2014.

KOSMINSKI, L.; GIORDAN, M. Visões de Ciências e sobre cientista entre estudantes do Ensino Médio. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 15, p. 11-18, 2002.

MARTORANO, S.A.A.; MARCONDES, M. E. R. As concepções de ciência dos livros didáticos de química, dirigidos ao ensino médio, no tratamento da cinética química no período de 1929 a 2004. Investigações em Ensino de Ciências. v.14, n.3, p. 341-355, 2009.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

OLIVEIRA, A. C. G. O livro didático de Química como discurso curricular: recontextualizações no campo das políticas educacionais. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2014.

PITANGA et al. História da Ciência nos Livros Didáticos de Química: Eletroquímica como Objeto de Investigação. Química Nova da Escola, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 11-17, 2014.

VIDAL, P. H. O.; PORTO, P. A. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. Ciência & Educação, v. 18, n. 2, p. 291-308, 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos de Revisão