HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1164Palavras-chave:
História da Ciência, Livro Didático, Ensino de Química.Resumo
Nesse trabalho apresentamos o resultado de um levantamento das pesquisas abordando a temática “História da Ciência nos livros didáticos de Química”, a partir de Dissertações e Teses disponíveis no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) defendidas no período de 2008 a 2017. Os objetivos desse levantamento foram identificar o foco das pesquisas desenvolvidas nesses trabalhos, os conteúdos de química onde a História da Ciência está sendo abordada e a metodologia utilizada pelos pesquisadores na análise dos livros didáticos. Analisamos 20 dissertações e uma tese. Os resultados mostraram que a maioria dessas pesquisas envolviam a busca pelas características da História da Ciência abordada nesses materiais. Além disso, o conteúdo de Química onde a História da Ciência está mais presente é a Química Geral com ênfase na temática de Estrutura e Modelos Atômicos, seguida de conteúdos de Físico-química e Química Orgânica. Quanto à metodologia, a análise de conteúdo de Bardin foi a mais utilizada pelos pesquisadores. Verificamos também que as pesquisas convergem para a constatação de uma História da Ciência nos livros didáticos de cunho ilustrativo, baseada na menção a cientistas de renome. Apesar disso, há uma aparente tendência à mudança apontada nos livros mais recentes. Esses resultados evidenciam que há necessidade de produção de materiais (para pesquisa ou didáticos) que complementem as informações do livro didático para uma inserção da História da Ciência mais efetiva no Ensino de Química.
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