ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS ZOOLÓGICOS NUMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA, INTERDISCIPLINAR E MULTIDISCIPLINAR NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Autores

  • Dayane Guimarães Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Luiz Augustinho Menezes da Silva Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1161

Palavras-chave:

Análise de questões, Conteúdos Zoológicos, Ensino.

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tornou-se o principal meio de ingresso nas Instituições de Ensino Superior. O ENEM traz em sua nova proposta questões que estejam cada vez mais integradas com diversas áreas do conhecimento e comum ao cotidiano do estudante. O presente estudo analisou a abordagem dos conteúdos de Zoologia nas questões exigidas pela nova edição do ENEM (2009 a 2016), numa perspectiva contextualizada, multidisciplinar e interdisciplinar, bem como a presença ou ausência de elementos visuais. Para obtenção dos dados foram utilizadas todas as provas realizadas nesse período, inicialmente foram analisadas as questões de Biologia e posteriormente se estas possuíam abordagem de conteúdos de zoologia, as questões que apresentaram conteúdos zoológicos foram quantificadas, e posteriormente agrupadas em categorias quanto a, contextualização, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e a presença ou ausência de elementos visuais. De 157 questões de Biologia, forma identificadas e analisadas 34 questões que continham o tema-alvo. Dentre as questões, 21 apresentaram algum nível de contextualização.  Vinte e cinco eram multidisciplinares (relacionando Zoologia com Ecologia, Genética, Botânica entre outras). Nove questões apresentaram caráter interdisciplinar (relacionando Zoologia com Química, Física e Língua Portuguesa).  Em relação aos elementos visuais apenas cinco questões possuíam imagens e duas apresentaram quadros. Os conteúdos de Zoologia foram abordados em todos os anos analisados representando um número significativo de questões, estas foram formuladas a partir de questões relacionadas com o cotidiano do estudante e integradas com outras áreas do conhecimento, diminuindo assim o enfoque conteudista e fragmentado, deixando de lado a memorização vista com mais frequência nos antigos vestibulares. Porém, a presença de questões com ilustrações e interdisciplinares apresentou baixa abordagem, desse modo há a necessidade de contemplar questões que abranjam esses elementos para que haja estímulo visual na interpretação, bem como a utilização de conhecimentos de outras disciplinas na resolução das questões.

Biografia do Autor

Dayane Guimarães Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernmabuco (UFRPE). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória. Atualmente desenvolve pesquisas no âmbito das Sequências de Ensino-Aprendizagem na perspectiva da Abordagem Construtivista Integrada de Méheut.

Luiz Augustinho Menezes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória.

Docente do Núcleo de Biologia da referida instituição, ministrando as disciplinas de Zoologia.

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Publicado

2020-04-28

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Artigos Científicos

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