INTERPRETAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO DE ISÔMEROS PLANOS

Autores

  • Fernanda Garcia de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Viviane Arrigo Universidade estadual de Londrina
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1156

Palavras-chave:

isomeria plana, três momentos pedagógicos, ensino médio

Resumo

O estudo da isomeria se faz importante visto que compostos de mesma fórmula molecular podem apresentar diferentes fórmulas estruturais, originando diversos compostos orgânicos, com propriedades químicas e utilização completamente distintas. Entretanto, pesquisas sobre tal conteúdo apontam que os alunos apresentam dificuldades em compreender este fenômeno. Neste trabalho analisamos as interpretações de alunos do Ensino Médio (EM) em torno das características e da classificação de isômeros planos, com o objetivo de verificar as implicações de uma proposta de ensino para a construção de novos conhecimentos. Os dados analisados originam-se de respostas fornecidas pelos alunos em atividades desenvolvidas em uma turma de 3° ano do EM de uma escola pública de Londrina/PR. A abordagem temática dos Três Momentos Pedagógicos foi empregada na organização das aulas e o procedimento analítico adotado foi a Análise de Conteúdo. Diante dos resultados obtidos, percebemos que os alunos apresentaram algumas dificuldades na compreensão dos conceitos de isomeria plana, como: classificar cadeias carbônicas; reconhecer a hidroxila como grupo funcional e não como ramificação; identificar a fórmula molecular dos compostos; e, montar as estruturas com base no número de ligações de cada átomo, princípios básicos da química orgânica necessários ao entendimento dos conceitos envolvidos no estudo da isomeria plana. Destacamos que a implementação da proposta aqui apresentada foi promissora no que diz respeito a abertura fornecida para os alunos apresentarem suas ideias prévias acerca do tema estudado; levantarem questionamentos; exporem suas dúvidas e dificuldades; e, participarem de forma ativa da construção das estruturas e do agrupamento e classificação das mesmas em pares de isômeros. Assim, verificamos a necessidade de propor estratégias que favoreçam a aprendizagem deste conteúdo, bem como a realização de estudos acerca das aprendizagens e dificuldades dos alunos sobre os isômeros planos, que apresentem resultados pertinentes à prática docente de professores de química.

Biografia do Autor

Fernanda Garcia de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR – Brasil.

Viviane Arrigo, Universidade estadual de Londrina

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR – Brasil.

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade estadual de Londrina

Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta do Departamento de Química da mesma instituição. Londrina, PR – Brasil.

Referências

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves; MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes; GONÇALVES, Carlos Alberto. Análise de conteúdo e análise de discurso nas ciências sociais. Organizações Rurais e Agroindustriais, v. 5, n.1, p. 69-85, 2003.

CORREIA, Maria Emanuella Amâncio; FREITAS, Juliano Carlo Rufino de Freitas; FREITAS, Jucleiton José Rufino de Freitas, FREITAS FILHO, João Rufino. Investigação do fenômeno de isomeria: concepções prévias dos alunos do ensino médio e evolução conceitual. Revista Ensaio, v. 12, n. 02, p. 83-100, 2010.

DELIZOICOV, Demetrio. Concepção Problematizadora para o Ensino de Ciências na Educação Formal. 1982. Dissertação (mestrado) - Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.

DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FERREIRA, Marines Verônica; PANIZ, Catiane Mazocco; MUENCHEN, Cristiane. Os Três Momentos Pedagógicos em consonância com a Abordagem Temática ou Conceitual: uma reflexão a partir das pesquisas com olhar para o Ensino de Ciências da Natureza. Ciência e Natura, v. 38, n. 1, 2016, p. 513 – 525.

Gehlen, Simoni Tormöhlen; Maldaner, Otavio Aloisio; Delizoicov, Demétrio. Momentos pedagógicos e as Etapas de Situação de Estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências. Ciência & Educação, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2012.

GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química nova na escola, v.31, n.3, p. 198-202, 2009.

MARENGÃO, Leonardo Santiago Lima. Os três momentos pedagógicos e a elaboração de problemas de Física pelos alunos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, 2012.

MUENCHEN, Cristiane. A Disseminação dos Três Momentos Pedagógicos: um estudo sobre as práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2010.

PERUZZO, Francisco Maragaia; CANTO, Eduardo Leite. Química na abordagem do cotidiano. 3. ed. v. 3. São Paulo: Moderna, 2003.

POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Angel Gomez. Aprendizagem e o Ensino de Ciências. 5. ed. porto Alegre: Artmed, 2009.

RAUPP, Daniele; SERRANO, Agostinho; MOREIRA, Marco Antonio. Desenvolvendo habilidades visuoespaciais: uso de software de construção de modelos moleculares no ensino de isomeria geométrica em química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 4, n. 1, p. 65-78, 2009.

RAUPP, Daniele; SERRANO; MARTINS, Tales Leandro Costa; SOUZA, Bruno Campello. Uso de um software de construção de modelos moleculares no ensino de isomeria geométrica: um estudo de caso baseado na teoria de mediação cognitiva. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 18-34, 2010.

SANMARTÍ, Neus; GARCIA, Pilar. Interrelaciones entre los enfoques curriculares CTS y los enfoques de la evaluación. Pensamiento Educativo, v. 25, p. 265-298, 1999.

SANTOS, Pequis Wildson; MOL, Gerson. Química Cidadã. 2. ed. v. 2. São Paulo: AJS, 2013.

SILVA, Eliene Sousa. A utilização de modelos analógicos como metodologia inovadora para o conteúdo de isomeria. 2014. Monografia (Licenciatura em química) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, 2014.

SILVA; SILVA. Dificuldades de aprendizagem no ensino da isomeria para alunos do ensino médio. In: XLVII Congresso Brasileiro de Química, 2007. Natal. Anais... Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007.

SOBRAL, Ana Carolina Moura Bezerra; Teixeira, Francimar Martins. Conhecimentos prévios: investigando como são utilizados pelos professores de ciências das séries iniciais do ensino fundamental. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

SOLOMONS, T.W Graham. Química Orgânica. 7. ed. v.1. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

SOUZA, Vinícius Catão Assis. Utilização de modelos e modelagem na educação contemporânea: (re)pensando a interlocução do ensino de Ciências da Natureza em um novo contexto de aprendizagens. Revista Interlocução, v. 1, n. 1, p. 19-29, 2009.

URQUIZA, Marconi de Allbuquereque; MARQUES, Denilson Bezerra. Análise de conteúdo em termos de Bardin aplicada à comunicação corporativa sob o signo de uma abordagem teórico-empírica. Entretextos, v. 16, n. 1, p. 115-144, 2016.

ZABALA, Antoni. A Prática Pedagógica: como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos Científicos