ENSINO DE CIÊNCIAS: APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Lis Rejane Lopes Dutra Dias Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Alexandre Lopes Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1155

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, sequência didática, anos iniciais

Resumo

As mudanças na Realidade Educacional Brasileira não são suficientes para satisfazer o preenchimento de lacunas geradas na formação inicial ou continuada de professores. Pensando nisto, o presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública municipal da Baixada Fluminense (RJ), aplicando sequência didática como ferramenta e com o objetivo de auxiliar o processo de ensino, facilitando-o e ajudando a suprir lacunas de formação, foram propostas atividades práticas com materiais de fácil acesso. Revisamos documentos norteadores do Rio de Janeiro para formação de professores para propor a sequência didática. Como resultados, obtivemos maior concentração das crianças para desenvolvimento das atividades e efeitos positivos na aprendizagem, observados através das articulações interdisciplinares que as próprias crianças efetuaram. Foram realizadas aulas temáticas em turmas do primeiro ao quinto ano de escolaridade com os temas trocas de temperaturas, plantas, animais e higiene e reciclagem. As aulas foram aplicadas em conjunto com os professores das turmas.Utilizamos como base teórica os estudos de David Paul Ausubel.

Referências

AUSUBEL, D. P. SULLIVAN E. El desarrollo infantil: Los comienzos del desarrollo. Barcelona/Buenos Aires: PAIDOS Ediciones, 1983.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos : Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

ALMEIDA, L. R. de. Wallon e a Educação in ALMEIDA, L de. MAHONEY, A. A. Henri Wallon: Psicologia e Educação. São Paulo: Loyola, 2000.

BASSO, C. M. Algumas reflexões sobre o ensino mediado por computadores. Disponível em http://coral.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm Acesso em 18 de agosto de 2018.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 3ºed. São Paulo: Biruta, 2009.

BRASIL, Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394. Brasília: 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1997.

BRASIL, Presidência da República. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, Lei 11494. Brasília: 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. Brasília: 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Brasília: 2013.

CAMPOS, A. F. LIMA, E. N. Ciclo do Nitrogênio: abordagem em livros didáticos de Ciências no Ensino Fundamental. Investigações em Ensino de Ciências. São Paulo, v 13 (1), p 35-44, 2008.

CARVALHO, A. M. P. A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos. Educação e Pesquisa. São Paulo, v 28, n2, p 57-67, jul-dez 2002.

CARVALHO, A. M. P. Trabalhar com a formação de professores de ciências: uma experiência encantadora in CARVALHO, A. M. P. CACHAPUZ, A. F. GIL-PÉREZ, D. (Orgs). O Ensino das Ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. São Paulo: Cortez, 2012.

CACHAPUZ, A. F. Do ensino das ciências: seis ideias que aprendi in CARVALHO, A. M. P. CACHAPUZ, A. F. GIL-PÉREZ, D. (Orgs). O Ensino das Ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. São Paulo: Cortez, 2012.

CATANI, D. B. Estudos de História da Profissão Docente in 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

CURY, C. R. J. A educação como desafio na ordem jurídica in 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

DUTRA, L. L. Ensino de Ciências nas séries iniciais: limites e possibilidades a partir da aplicação de atividades práticas em turmas de terceiro ano. Nilópolis: IFRJ, dissertação de mestrado, 2014.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Ciências e Biologia. Currículo Mínimo 2012. Rio de Janeiro: 2012.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Laboratórios Pedagógicos – Vida e Natureza. Currículo Mínimo 2012. Rio de Janeiro: 2012.

FERREIRA, D. L. J. O Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Bahia: V FIPED anais, 2013.

GALIAZZI, M. C. MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação na formação de professores de Ciências. Ciência e Educação v 8, n 2, p 237 – 252, 2002.

GARRISON, K. C. KINGSTON, A. J. BERNARD, H. W. Psicologia da Criança: estudo geral e meticuloso do desenvolvimento e da socialização. 4ª ed. Brasil: IBRASA, 1979.

GRATIOT-ALFANDÉRY, H. Henri Wallon. Coleção Educadores. Brasília: Ministério

da Educação, 2010.

GOMIDE, A. G. V. Curso Normal: diferentes tendências pedagógicas na formação de professores em nível médio. Paraná: VI EDUCERE, 2008. Disponível em http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/110_253.pdf Acesso em 10 de outubro de 2018.

GOMES, A. P. RÔÇAS, G. DIAS-COELHO, U. C. CAVALHEIRO, P. O. GONÇALVEZ, C. A. N. SIQUEIRA-BATISTA, R. Ensino de Ciências: dialogando com David Ausubel in Revista Ciências e Ideias, V1, N1, p 23 – 31, out/mar 2009 – 2010.

GOUVÊA, G. Imagem e formação de professores. Teias. Rio de Janeiro, ano 7, n 13-14, jan-dez 2006.

GOUVÊA, G. REGO, S. C. R. Imagens na disciplina escolar Física: possibilidades de leitura. Investigações em ensino de Ciências – V 18 (1), p. 127-142, 2013.

GRINSPUN, M. P. S. Z. O currículo e a educação na perspectiva do humanismo. Palestra proferida em 23 de setembro de 2014 para orientadores educacionais do Município de Mesquita.

KRASILCHIK, M. Ensinando Ciências para assumir responsabilidades sociais. São Paulo: Revista de Ensino de Ciências, setembro de 1985.

MARTINS, I. P. Química, ensino de química e educação em ciências – história de um percurso de vida in CARVALHO, A. M. P. CACHAPUZ, A. F. GIL-PÉREZ, . (Orgs). O Ensino das Ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. São Paulo: Cortez, 2012.

MELO, Pedro Antonio de. LUZ, Rodolfo Joaquim Pinto da. A Formação Docente no Brasil. Florianópolis: Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe – IESALC, 2005.

MION, R. A. ANGOTTI, J A. P. Em busca de um perfil epistemológico para a prática educacional em educação em ciências. Ciência e Educação v 11, n 2, p 165-180, 2005.

MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. Porto Alegre: Livraria da Física, 2011.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2012.

MOREIRA, M. A. MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2005.

MOREIRA, M. A. AXT, R. A questão das ênfases curriculares e a formação do professor de Ciências. Rio Grande do Sul : UFRGS, 1986.

PANARARI-ANTUNES, R. de S. et alli. Análise de atividades experimentais em livros didáticos de Ciências. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Paraná: PUCPR, anais, p 1684-1693, outubro de 2009.

PIETROCOLA, M. ROMERO, T. R. L. Modelos e explicações: a construção da realidade e suas bases emocionais. São Paulo: USP, 2005.

PIETROCOLA, M. ROMERO, M. Construção e realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de Ciências através de modelos. Santa Catarina: Investigações em Ensino de Ciências, 1999.

www.mec.gov.br Acesso em 2 de abril de 2019

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Produto Educacional