IMPLICAÇÕES DO USO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA NO ENSINO BÁSICO PARA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS ASSOCIADOS À CHUVA ÁCIDA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1149Palavras-chave:
situação-problema, ensino-aprendizagem, aprendizagem significativaResumo
O presente estudo, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa de aplicação, consistiu em analisar implicações da utilização de situação-problema no processo de ensino-aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do ensino básico, com aporte na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os estudantes vivenciaram uma intervenção didática problematizadora, objetivando a articulação de conceitos químicos para compreensão da chuva ácida. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se entrevista semiestruturada com o grupo de estudantes, antes e após a intervenção, e observação participante. A apreciação dos dados constituiu-se de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin, a partir de inferências e categorização. A triangulação dos dados mostrou contribuições significativas da utilização do recurso didático, uma vez que os estudantes denotaram maior compreensão do fenômeno estudado, alcançando à significação conceitual da Química, a partir da articulação dos conceitos químicos em contextos diversos, ao mesmo tempo em que demonstraram ampliação da zona conceitual, convergindo para uma aprendizagem significativaReferências
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