IMPLICAÇÕES DO USO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA NO ENSINO BÁSICO PARA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS ASSOCIADOS À CHUVA ÁCIDA

Autores

  • Regina Célia Barbosa de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Ingrine Shérida da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Carla Carvalho de Melo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1149

Palavras-chave:

situação-problema, ensino-aprendizagem, aprendizagem significativa

Resumo

O presente estudo, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa de aplicação, consistiu em analisar implicações da utilização de situação-problema no processo de ensino-aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do ensino básico, com aporte na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os estudantes vivenciaram uma intervenção didática problematizadora, objetivando a articulação de conceitos químicos para compreensão da chuva ácida. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se entrevista semiestruturada com o grupo de estudantes, antes e após a intervenção, e observação participante. A apreciação dos dados constituiu-se de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin, a partir de inferências e categorização. A triangulação dos dados mostrou contribuições significativas da utilização do recurso didático, uma vez que os estudantes denotaram maior compreensão do fenômeno estudado, alcançando à significação conceitual da Química, a partir da articulação dos conceitos químicos em contextos diversos, ao mesmo tempo em que demonstraram ampliação da zona conceitual, convergindo para uma aprendizagem significativa

Biografia do Autor

Regina Célia Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta da UFPE, atuando no curso de Química-Licenciatura do NFD. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPE, atuando na linha de pesquisa Metodologias e Prática de Ensino de Ciências e Matemática. Graduada em Química Industrial, UFC (2003), Mestra em Química Inorgânica, UFC (2005) e Doutora em Ciências Marinhas Tropicais, UFC (2012). 

Ingrine Shérida da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Licenciada em Química pela UFPE, CAA, atua na área de ensino de Química e é professora contratada da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Carla Carvalho de Melo, UFPE

Licenciada em química pela UFPE-CAA. Atua na área de ensino de química, está cursando mestrado no Programa dePpós-Graduaçao em Educação em Ciências e Matemática e é professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Referências

BARDIN, L. A inferência. In: BARDIN, L (Org.). Análise de conteúdo. Lisboa: EDIÇÕES 70, 2009. p. 133-136.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer CNE/CEB n. 5/2011. Brasília, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2002.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: 1.ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

DIEHL, A. A. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

FREIRE, P. A educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FUJISAWA, D. S. Utilização de jogos e brincadeiras como recurso no atendimento fisioterapêutico de criança: implicações na formação do fisioterapeuta. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2000.

HALMENSCHLAGER, K. R. Abordagem de temas em Ciências da Natureza no Ensino Médio: implicações na prática e na formação docente. 2014. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. PPGECT. Florianópolis, 2014.

MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como?. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MINAYO, C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, C. S (Org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 21-22.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 1. ed. São Paulo: Centauro, 2001. p. 11-33.

SANTOS A. O.; SILVA R. P.; ANDRADE D.; LIMA J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia plena, v. 9, n. 7, p.1-6, 2013.

TEIXEIRA, Paulo M. M.; MEGID NETO, Jorge. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência & Educação, v. 23, n. 4, p. 1055-1076, 2017.

ZACARIAS, F. M. S.; COSTA, C. H. C.; SANTOS, F. A.; LIRA, M. E. O. C.; FILHO, F. F. D. O ensino de química e atividades experimentais: a realidade de duas escolas do interior paraibano. In: XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação; 2015, Recife. Anais do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, Recife, Centro de Convenções de Pernambuco, 2015.

ZANON, D. A. V., FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Revista Ciência & Cognição, v. 10, p. 93-103, 2007.

Downloads

Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos Científicos