UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ESTUDO DO TEMA CÉLULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Suély Gomes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Silvana da Silva de Azevedo
  • Adelson Siqueira Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1139

Palavras-chave:

Mapas conceituais, célula, educação básica.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência em uma aula de ciências com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Foi elaborado um plano de aula e aplicado em uma escola no distrito de Santa Maria do município de Campos dos Goytacazes, RJ. A proposta elaborada foi baseada na elaboração de Mapas Conceituais por parte dos estudantes. Ao fazer uso dos Mapas Conceituais, propõe-se um método alternativo de avaliação dos conteúdos estudados. Foi observado durante a experiência que a elaboração dos mapas estimula a participação dos estudantes no processo de aprendizagem, além de se mostrarem motivados à execução das atividades e aceitação dessa ferramenta. Os estudantes foram capazes de relacionar a maioria dos conceitos disponibilizados, no entanto, encontraram dificuldades na elaboração dos termos de ligação, elementos que explicam as relações entre os conceitos. Os resultados demonstram que o uso de Mapas Conceituais em séries iniciais do Ensino Fundamental é viável, sendo uma alternativa as formas de avaliação mais tradicionais, permitindo assim, o acompanhamento da construção do conhecimento dos estudantes.

Biografia do Autor

Suély Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Formada em Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestranda em Ensino e suas Tecnologias.

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Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Relato de Experiência