ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALÉM DAS CIÊNCIAS NATURAIS: UMA PROPOSTA PARA O CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1138Palavras-chave:
Divulgação científica, Administração, Educação profissional.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de desenvolvimento de uma Feira de Ciências (Sociais) em ambiente escolar, organizada por 24 alunos do 2º e do 3º ano do curso técnico em administração, concomitante ao Ensino Médio, que ocorreu em 2017, no âmbito da disciplina Métodos e Técnicas Administrativas, buscando responder se estratégias de divulgação científica poderiam contribuir para o ensino de administração e se, na visão dos alunos, é possível categorizar as ciências sociais no grupo das grandes ciências, considerando uma feira de administração como uma feira de ciências. A Feira foi organizada em módulos interativos e teve como tema Administração nos Esportes, associando conceitos administrativos a esportes como Judô, Voleibol, Atletismo, Basquetebol e Futebol, de forma a alcançar o público previsto, a comunidade escolar e as pessoas das imediações. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo adotou como estratégia metodológica a observação participante do processo de criação e realização da Feira e a análise de conteúdo da atividade avaliativa aplicada aos alunos, pós Feira. Os resultados apontam que estratégias de divulgação científica podem contribuir para o ensino de administração, favorecendo não somente o ensino de conteúdos da disciplina, mas a vivência das atividades administrativas e o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, como a comunicação, trabalho em equipe, oratória, tomada de decisão, organização, liderança e criatividade.
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