UMA ANÁLISE CRÍTICA DA LITERATURA NACIONAL SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1099

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Modelos pedagógicos, Pesquisa bibliográfica.

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma análise crítica da literatura nacional sobre o ensino de ciências por investigação. Para tanto, foram analisados 32 artigos publicados em periódicos especializados em educação e ensino de ciências. Como resultado, estes artigos foram agrupados em três categorias conceituais; quais sejam: atribuindo sentido, desenvolvendo habilidades e aprendendo pela pesquisa. Constatou-se que esta abordagem didática, no Brasil, ainda é desconhecida por muitos; ademais, vem sendo primariamente para o desenvolvimento de habilidades importantes para o processo de investigação autêntica como a proposição de hipóteses e argumentação, por exemplo. A química e as ciências naturais, foram os cursos que mais se utilizaram desta abordagem; o primeiro no ensino médio e o segundo no ensino fundamental. A física, dentro do prazo analisado, pouco recrutou às práticas investigativas para ensiná-la. Ao final, apresenta-se uma visão pessoal e uma caracterização desta abordagem diante de seu uso em sala de aula, bem como das pesquisas que dela se utilizam.

Biografia do Autor

José Galúcio Campos, Instituto Federal do Amazonas

Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores.

Josefina Barrera Kalhil, Universidade do Estado do Amazonas

Escola Normal Superior

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Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos de Revisão