DISEÑO Y CONSTRUCCIÓN DE UN PROTOTIPO AUTÓNOMO PARA LA PRÁCTICA EXPERIMENTAL DE LEY DE SNELL

Autores

  • Isabel Cristina de Castro Kondarzewski Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP- Campus de Guaratinguetá
  • Leonardo Bohórquez S Universidad Tecnológica de Pereira- UTP, Pereira, Colombia
  • Hugo Armando Gallego Universidad Tecnológica de Pereira- UTP, Pereira, Colombia

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1097

Palavras-chave:

Ley de Snell, Arduino, prototipo, experimento

Resumo

Para motivar os alunos na experimentação sobre o comportamento de um feixe de luz ao passar por diferentes meios, o grupo de pesquisa DICOPED propõe um equipamento demonstrativo cuja função é estudar a lei de Snell com a característica de fornecer elementos necessários para alterar as variáveis incluídas nesse fenômeno físico. O principal objetivo da prática é encontrar experimentalmente o ângulo de refração, a constante N do meio (material utilizado) e encontrar o ângulo total de reflexão interna, de maneira mais fácil. Foram utilizados elementos como o Arduino e uma tela de LCD. A partir do equipamento básico, um mecanismo foi desenvolvido para facilitar a alteração do ângulo de incidência sem a necessidade de usar um transferidor externo e finalmente, um gerador de feixe de luz foi adaptado para realizar as respectivas alterações necessárias É importante ressaltar que este projeto foi realizado com o uso da tecnologia e dos materiais encontrados em nosso ambiente, da mesma forma que as ferramentas de software existentes hoje são aplicadas, para que seja possível motivar e incentivar os alunos a observar os elementos teóricos que são vistos neste tópico da Física.

Biografia do Autor

Isabel Cristina de Castro Kondarzewski, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP- Campus de Guaratinguetá

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Pós-Doutorado pelo IF-USP (2007). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando no Departamento de Física e Química- FEG- UNESP e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência- PGFC- FC- Unesp- Bauru. Orienta também no Mestrado em Ensino de Ciência, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigotski, Museus e Centros de Ciências, pluralismo metodológico, emoção e motivação, atividades experimentais e divulgação científica.

Referências

ARANGO, M. DISPLAY'S LCD/ ¿Cómo usarlos?, 2009. [En línea]. Available: http://www.pablin.com.ar/electron/info/lcd/index.htm. [Último acceso: 31 Agosto 2017].

ARCOS, H.; CRUZ,B.; HOLGUIN, C.; MARIN, W.;MEDINA, M.; QUIROGA, J.; RAMIREZ, R.; RIASCOS, H.; ZULUAGA,R. Guias Experimental Fisica III Ciclo I y Ciclo II, 25 agosto 2011. [En línea]. Available: http://media.utp.edu.co/facultad-ciencias-basicas/archivos/contenidos-departamento-de-fisica/guiaslabiiiingenierias2012.pdf. [Último acceso: 11 Agosto 2017].

ARTERO, O. Arduino curso practico de formacion, Madrid: RC Libros, 2013.

CAMAS, J. et al. Prototipo optomecatrónico para medir índice de refracción utilizando ley de Snell.Tecnologia Digital, vol. 5, nº 1, pp. 129-138, 2015.

FERNÁNDEZ, J. L. FÍSICALAB, 2018. [En línea]. Available: https://www.fisicalab.com/apartado/reflexion-refraccion-luz#contenidos. [Último acceso: 31 Agosto 2018].

LERMA, J. Problemas de Fotogrametria I, Valencia: Universidad Politecnica De Valencia, 1999.

MALACARA, D.Optica Tradicional y Moderna, Fondo de cultura economica, 2002.

SERWAY, R. A., Fisica I, MacGraw Hill, 2005.

YOUNG, H. D. ; FREEDMAN,R.Fisica Universitaria, Mexico: PEARSON EDUCACIÓN, 2009.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Produto Educacional