JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Lisandra Costa Pereira Kirnew Universidade Pitágoras Unopar
  • Luciana Michele Ventura
  • Luciane Guimarães Batistela Bianchini
  • Bernadete Lema Mazzafera

DOI:

https://doi.org/10.22407/2174-1477/2019.v10i3.1095

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Matemática, Piaget, Laboratório de Informática, Aula de Informática.

Resumo

A atividade lúdica sempre se fez presente no ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O uso de jogos colabora com a aprendizagem da criança, uma vez que estimula o pensar, raciocinar, usar estratégias, entre outras habilidades necessárias para o desenvolvimento. Em sua teoria, Piaget mostra que o conhecimento é construído pela criança por meio de interações das quais o sujeito participa ativamente. A aprendizagem da matemática é muito importante, uma vez que não apenas ensina a fazer cálculos, mas também prepara o aluno para situações cotidianas, como por exemplo, realizar compras. No entanto, atualmente, as escolas recebem alunos que fazem parte de uma geração tecnológica, sobretudo em relação ao uso do celular ou computador. Diante desses apontamentos, este estudo constitui-se um recorte da dissertação intitulada “Jogos Digitais no Ensino da Matemática: uma intervenção colaborativa no laboratório de informática”, a qual buscou estudos já realizados sobre o uso de jogos digitais e ensino da matemática na perspectiva piagetiana. Com base nos resultados, realizou-se um estudo bibliométrico desses trabalhos com o intuito de coletar informações sobre o que já existia de pesquisas sobre o tema proposto para a dissertação. O estudo apontou que o uso de jogos se faz muito presente no ensino, no entanto, quando selecionado o uso da tecnologia por meio dos jogos digitais, poucos trabalhos foram encontrados, em especial os direcionados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste artigo é, portanto, divulgar os resultados dessa pesquisa bibliométrica, a qual foi de extrema importância para o desenvolvimento da referida dissertação.

Referências

BIANCHINI, L. G. B.; VASCONCELOS, M. S. Significação e sentimentos dos alunos quando erram na matemática. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 38, p. 63-71, jun. 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n38/n38a06.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2018.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MACEDO, L. (Org.). Jogos, Psicologia e Educação: teoria e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

ROSTAING, H. La bibliométrie et ses techniques. Tolouse: Sciences de la Société, 1996.

DA SILVA, M. R.; HAYASHI, C. R. M.; HAYASHI, M. C. P. I. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 110-129, 2011.

HAYASHI, M. C. P. I.; HAYASHI, C. R. M. Protocolo para coleta de dados bibliométricos em bases de dados. 2011. Mimeografado.

PIAGET, J. A Psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

______. Psicologia e Epistemologia: por uma teoria do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos Científicos