FAUNA BRASILEIRA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1046Palavras-chave:
divulgação da ciência, educação ambiental, educação infantil, fauna brasileira, literatura infantilResumo
Apesar dos animais estarem presentes no cotidiano das crianças, seja nos livros, programas de TV, filmes, desenhos, jogos e histórias, a presença da fauna brasileira fica em desvantagem em relação a animais exóticos, muitos dos quais fazem parte das primeiras palavras pronunciadas ainda na infância. Familiarizar as crianças com animais brasileiros é de grande relevância para a cultura geral e para ações de conservação ambiental. Diante deste cenário, a escola desempenha papel importante na inclusão desta temática desde os anos iniciais do Fundamental I, sobretudo considerando a presença da temática “animais” em sala de aula. O objetivo deste estudo foi promover uma aproximação de crianças e professores do ensino fundamental I de uma escola de Campinas (SP), aos animais da fauna brasileira. Em parceria com as professoras, a investigação foi norteada por um livro interativo de divulgação científica de mamíferos brasileiros para crianças. Participaram do estudo quatro turmas de 3 a 5 anos, totalizando 73 alunos, 7 professoras e 48 pais ou responsáveis. A pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários distintos para responsáveis e professores, bem como a observação direta, com registro de áudio e vídeo das atividades desenvolvidas com as crianças. Os resultados revelam que, em geral, as crianças conhecem pouco sobre a fauna brasileira, mas têm interesse nestes animais, uma vez que são apresentados a eles. Contudo, este esforço exige o envolvimento de pais e responsáveis, professores e de uma multiplicidade de recursos da escola para promover experiências que determinarão o desenvolvimento de valores, atitudes, conhecimento e ações positivas sobre o tema.
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