PRÁTICAS EDUCATIVAS PAUTADAS POR TEMAS FREIRE-CTS: INDICATIVOS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Eril Medeiros da Fonseca Universidade Federal do Pampa
  • Renata Hernandez Lindemann Universidade Federal do Pampa
  • Leandro Duso Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1040

Palavras-chave:

abordagem temática, articulação Freire-CTS, reconfiguração curricular.

Resumo

O presente estudo consiste em analisar encaminhamentos em práticas educativas na abordagem de temas Freire-CTS, em trabalhos relacionados ao Ensino de Ciências, sinalizando perspectivas no trabalho com temas para a área, tendo em vista um processo de cultura de participação. A metodologia de trabalho baseou-se no levantamento em periódicos de Qualis A1 e A2 nacionais e online, com publicações relacionadas ao Ensino de Ciências que tratassem sobre reflexões acerca de práticas efetivadas. Os resultados organizados a partir da Análise Textual Discursiva possibilitaram a sistematização de duas categorias das quais: Abordagem de temas na perspectiva de reorganização de currículos, e Abordagem de questões presentes na realidade como ponto de partida em práticas escolares. Sinaliza-se a perspectiva temática vinculada a questões do contexto como possibilidade de atribuir mais significado ao trabalho desenvolvido nas práticas escolares, contribuindo para maior interação dos sujeitos, trabalho coletivo e reorganização de currículos de forma crítica, constituindo uma cultura de participação.

Biografia do Autor

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Ciências da Natureza, mestrando em Ensino - Unipampa.

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa

Leandro Duso, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos de Revisão