O MANGUEZAL: UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE – SP

Autores

  • Cristiane Ramon Sampaio Unimes
  • Fernanda Ribeiro de Freitas
  • Walter Barrella

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1033

Palavras-chave:

Efluentes domésticos. Espécies. Jacaré. Tropicais. Vegetação.

Resumo

A relação Sociedade-Natureza pode ser observada pela relação educativa da comunidade de uma determinada região. A educação ambiental de forma transdisciplinar dentro do ambiente escolar pode sensibilizar o educando levando-o a ações que reduzam os impactos ambientais. Os manguezais são os ecossistemas costeiros mais impactados pelas ações antropogênicas, no Brasil se localizam desde o Estado do Amapá até o Estado de Santa Catarina. As árvores que formam a floresta no manguezal são os mangues, existem três espécies predominantes de mangue. Diante do exposto este estudo teve o objetivo de diagnosticar através de um questionário com oito perguntas a concepção de discentes referente ao manguezal em uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio no município de São Vicente – SP como instrumento para ações visando à educação ambiental na unidade escolar. Conclui-se que em sua maioria é considerado “insatisfatório” o saber investigado destacando-se a falta de compreensão sobre o manguezal, deixando claro a vulnerabilidade deste ecossistema as ações antropogênicas, deve-se levar o conhecimento aos educandos para leva-los a ação de preservar.

Biografia do Autor

Cristiane Ramon Sampaio, Unimes

educação, biodiversidade e meio ambiente

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Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos Científicos