CRIAÇÃO DE GAME INTELIGENTE EM BOAS PRÁTICAS PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS

Autores

  • Marcela S. M. Carvalho
  • Gustavo L. P. A. Ramos
  • Iracema Maria C. Hora
  • Barbara C. E. P. D. Oliveira

Resumo

Com o aumento do número de refeições realizadas fora dos domicílios, cresce também a preocupação com a segurança dos alimentos e sua responsabilidade ambiental. O treinamento dos manipuladores é uma ferramenta essencial para transmissão dos conceitos em boas práticas higiênicas e ambientais e este pode ser realizado de uma maneira lúdica, através de jogos, capazes de estimular o seu raciocínio, reflexão e motivação. Objetivou-se neste trabalho o desenvolvimento de um game inteligente, capaz de treinar e avaliar os manipuladores de alimentos através da coleta de dados e direcionar uma intervenção específica para cada erro identificado, contribuindo para o aprendizado e a formação continuada desses manipuladores. O game foi criado por uma equipe composta de profissionais com diferentes expertises, baseada na metodologia design science, passando pela identificação do problema, desenvolvimento de uma solução, criação de um artefato, realização de testes e culminando na sua validação através da simulação de uma jogada. Com a simulação do game foi possível identificar, através dos dados coletados, o número de cliques inadequados em cada cena e sub cena bem como o tempo dispendido em cada uma delas, o que possibilita uma intervenção individualizada e direcionada, evitando que as não conformidades identificadas voltem a ocorrer.

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Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos