UMA ESCREVIVÊNCIA SOBRE MATERNIDADE, AUTOCONHECIMENTO, SAÚDE E SOCIEDADE

Autores

Resumo

Este é um artigo de reflexão sob a forma de escrevivência inspirado em Olhos D’água de Conceição Evaristo. Aborda o processo através do qual as barreiras femininas são desveladas na maternidade. As afetações e reações, decorrentes do conflito no corpo e na mente frente aos limites enfrentados, e os desdobramentos desse processo único são explorados. Essa escrita-vida parte da figura de uma estudante e pesquisadora que teve uma educação formal tecnicista e acrítica e sempre pautou sua vida por valores meritocráticos e que como mãe se depara com as contradições entre discurso e realidade e se vê frente a frente com a opressão que até o momento não tinha percebido. O cuidado e o comum são categorias desvalorizadas na prática social contemporânea, embora sejam indispensáveis à saúde humana. A partir dessa escrevivência, o artigo resgata a necessidade de retomada dessas categorias.

Biografia do Autor

Adriana Ribeiro de Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa Social (LIEPS/IFRJ) e do Núcleo de Estudos do Movimento Humano (NEMOH/UFRJ).

Cursa Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Possui graduação em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). Fez especialização em Biomecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Cursou mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). 

Atualmente desenvolve projetos de pesquisa buscando compreender os diferentes sentidos e sensações atribuídos a imagens emocionais e analisar as respostas fisiológicas associadas. Coordena projetos de extensão em tecnologias educacionais voltadas a temas sensíveis. Coordena projeto de extensão em movimento humano, integrado ao ensino.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

ARTIGO DE REFLEXÃO