Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em https://www.dropbox.com/scl/fi/ci85w0lhdxnv3mvu33lcj/modelo-layout-de-publica-o-Sa-de.com-Ci-ncia.docx?rlkey=x3kekwax10wwzsnib5h37ns8z&dl=0
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

MODELO EM WORD

 

TÍTULO EM PORTUGUÊS EM ARIAL 16 – MAIÚSCULO NEGRITO E CENTRALIZADO

TÍTULO EM INGLÊS EM ARIAL 12 NEGRITO E CENTRALIZADO

Nome do autor arial 11 negrito cursivo [e-mail autor sem negrito] 1

Nome do co-autor arial 11 negrito cursivo [e-mail autor sem negrito] 2

1,2Instituição de ensino em que atua em arial 11 cursivo

1Exemplo:IFRJ/CReal – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Realengo – Aluno Curso:

2Exemplo2 IFRJ/CReal – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Realengo – Professor Curso:

 

Resumo

Texto em arial 11, cursivo, espaçamento simples. Bloco único. No máximo 300 palavras. Usar ferramenta de contar palavras do word. Texto sem recuo, sem parágrafo e sem citações. Deve ser precedido pela referência do próprio trabalho. Elemento obrigatório constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, contendo, preferencialmente, entre 200 e 500 palavras. Deve ser seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho (palavras-chave), no mínimo três e no máximo cinco, conforme a NBR 6028:1990. O resumo é redigido em espaço simples e em parágrafo único, com fonte Arial tamanho 11

Palavras-chave: entre 3 e 5 ;palavras-chave; separadas por ; ponto e vírgula.

 

Abstract

Texto em arial 11, cursivo, em itálico, espaçamento simples. Bloco único. No máximo 300 palavras. Usar ferramenta de contar palavras do word.

Keywords: entre 3 e 5 ; palavras-chave; separadas por ; ponto e vírgula.

 

Introdução

 

O ARTIGO COMPLETO DEVE TER NO MÍNIMO 10 PÁGINAS, NO MÁXIMO 15.

Apresenta o tema e sua delimitação de forma que o leitor consiga identificar o contexto da pesquisa. É necessário que se definam conceitos e se apresentem sucintamente conhecimentos já produzidos sobre o tema. A Introdução deve responder, basicamente, as seguintes perguntas: O que se pretende pesquisar? Por que se deseja desenvolver a pesquisa? Que linhas teóricas ou autores servirão de base para a pesquisa? O que se sabe sobre o tema? Como a pesquisa será realizada?

O parágrafo deve ter recuo inicial esquerdo de meio centímetro. A introdução pode ser dividida em sub itens. Elementos que obrigatoriamente precisam constar da introdução, mas não necessariamente em itens destacados são

JUSTIFICATIVA: O pesquisador defende a realização da pesquisa, demonstrando a importância dela. A justificativa deve apresentar respostas à questão POR QUÊ? (Por que executar o projeto?). Deve expor, de forma sucinta, porém completa, as razões de ordem teórica e prática que tornam importante a realização da pesquisa. Deve ser redigida objetivamente com frases do tipo “Esta pesquisa torna-se importante porque ...”.

PROBLEMA É a questão a ser respondida com o desenvolvimento da pesquisa. A formulação de um problema científico é uma das tarefas mais difíceis e, ao mesmo tempo, uma das mais importantes. Por consistir no ponto de partida da pesquisa, a definição do problema deve ser fruto de revisão bibliográfica e de reflexão do autor. Formular um problema científico implica determinar com precisão o foco central da investigação, sendo, portanto, necessário seguir as seguintes recomendações: 1- Deve ser expresso na forma interrogativa; 2- Deve ser suficientemente delimitado; 3- Deve ser formulado de maneira clara e explícita; 4- Deve ser passível de solução.

HIPÓTESE (S) Corresponde(m) ao que se espera encontrar ao final da pesquisa. Portanto, é (são) suposição (ões) apresentada(s) como resposta(s) provisória(s) ao problema formulado e deve(m) ser expressa(s) na forma afirmativa. O desenvolvimento do trabalho de pesquisa permitirá confirmar ou negar a (s) hipótese (s) (ou suposição) levantada (s).

OBJETIVOS Caracterizam, de forma resumida, a finalidade do projeto. Responde à questão PARA QUÊ? Devem ser subdivididos em objetivo geral e objetivos específicos.

OBJETIVO GERAL O objetivo geral define explicitamente o propósito geral do estudo, ou seja, corresponde à síntese do que se pretende alcançar com a pesquisa e deve ser coerente com o problema da pesquisa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Os objetivos específicos caracterizam etapas ou fases do projeto, isto é, correspondem ao desdobramento do objetivo geral. Estes deverão indicar exatamente quais as etapas da pesquisa que permitirão alcançar o objetivo geral. Os objetivos devem ser redigidos utilizando-se verbos operacionais no infinitivo, como forma de caracterizar diretamente as ações que são propostas pelo projeto. Tipos de verbos utilizados na formulação dos objetivos: • quando a pesquisa tem por objetivo conhecer: conhecer, apontar, citar, classificar, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar; • quando a pesquisa tem por objetivo compreender: compreender, concluir, deduzir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar, reafirmar; • quando a pesquisa tem por objetivo aplicar: aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar, otimizar, melhorar; • quando a pesquisa tem por objetivo analisar: analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar, ensaiar, medir, testar, monitorar, experimentar; • quando a pesquisa tem por objetivo sintetizar: sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir; • quando a pesquisa tem por objetivo avaliar: avaliar, argumentar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Corresponde ao quadro teórico do projeto e, portanto, deve apresentar o estado da arte do tema. Deverão ser expostos e analisados estudos desenvolvidos por outros autores a respeito do mesmo tema, considerando-se o recorte teórico escolhido. A partir desse material, o aluno fará uma reflexão crítica sobre as informações coletadas.

 

 

Metodologia

Descreve todos os procedimentos metodológicos a serem utilizados para execução da pesquisa. Portanto, devem ser apresentadas todas as atividades práticas necessárias 5 para a aquisição dos dados com os quais se atingirão os objetivos específicos. Para sua redação, sugere-se pensar na seguinte pergunta norteadora: “Que atividades devem ser desenvolvidas para atingir cada objetivo específico? ” A especificação da metodologia do projeto é a que abrange maior número de itens, pois responde, a um só tempo, às questões COMO? COM QUÊ? COM QUEM? ONDE? Descreve-se brevemente como o projeto será conduzido, o caminho previsto para se alcançar os objetivos, os métodos e técnicas a serem aplicados. No caso de o trabalho envolver pesquisa empírica, os itens dessa parte são, em geral, sujeitos/elementos envolvidos, amostragem, local de realização da pesquisa, coleta e análise dos dados. Em geral, especifica-se o tipo de pesquisa quanto ao objetivo (exploratória, descritiva ou explicativa) e aos procedimentos técnicos (documental, levantamento, estudo de caso, etc.). É muito importante também definir a abordagem (qualitativa, quantitativa ou quali-quantitativa). É necessário que o aluno tenha clareza de sua proposta metodológica: se for realizar um estudo quantitativo descritivo, por exemplo, deverá optar por análises estatísticas descritivas; se for realizar um estudo qualitativo, poderá fazer análise de documentos oficiais, entrevistas ou questionários com perguntas abertas etc.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Parte principal do texto, que contém exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções que variam em função da abordagem, do tema e do método. Nessa parte, discute-se o problema apresentado na introdução, bem como aspectos da metodologia utilizada para a elaboração do trabalho. De acordo com as características do estudo, pode-se dividir o desenvolvimento em partes, sem, entretanto, perder a unidade do trabalho. Cabe destacar ainda que todas as partes do desenvolvimento devem ser pertinentes à conclusão a que se pretende chegar.

 

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

Parte final do trabalho, constituída de um texto dissertativo em que se apresentam as observações finais do que foi estudado na pesquisa e exposto ao longo do texto. Deve estabelecer relação direta com os objetivos e as hipóteses enunciados na introdução. O autor, na conclusão de seu estudo, deve se posicionar em relação à(s) questão(ões) desenvolvida(s), estabelecendo constante diálogo com a bibliografia referente ao tema. A conclusão deve estabelecer uma reflexão sobre o que já foi exposto no trabalho. Quando outras questões paralelas surgirem no desenvolvimento da investigação e não puderem ser aprofundadas, elas poderão ser indicadas na conclusão do trabalho como sugestões para outras pesquisas, a serem realizadas futuramente. Também podem ser incluídas, nessa parte final, recomendações e sugestões para a continuação da pesquisa, e ainda serem apontadas possíveis lacunas ou falhas. Há trabalhos que se caracterizam por ser não conclusivos ou simplesmente expositivos. Nestes, a parte final seria somente um resumo das ideias principais. Nesse caso, essa parte poderá ser denominada “considerações finais”.

 

 

 

Referências

É o conjunto de elementos descritivos, apresentados de forma padronizada, que permite a identificação individual das publicações no todo ou em parte. São relacionadas em lista própria, sob o título REFERÊNCIAS (centralizado, em negrito e em maiúscula), na qual são incluídas todas as fontes citadas pelo autor do trabalho.

 

 

ARTIGO CIENTÍFICO

Artigos científicos: texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados advindos de pesquisa científica nas diversas áreas do conhecimento. São resultados de pesquisa científica. Estrutura textual esperada neste manuscrito: RESUMO; ABSTRACT; INTRODUÇÃO; METODOLOGIA; RESULTADOS E DISCUSSÃO; CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS; REFERÊNCIAS. Tamanho esperado: no mínimo 4000 e no máximo 5000 palavras. RESUMO, ABSTRACT e REFERÊNCIAS não contam, apenas o restante do texto.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Relatos de experiência: texto que descreve uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para determinada área de atuação. Descrição de uma vivência profissional/acadêmica tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para determinado campo de conhecimento. Estrutura textual esperada neste manuscrito: RESUMO; ABSTRACT; INTRODUÇÃO; METODOLOGIA; RESULTADOS E DISCUSSÃO; CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS; REFERÊNCIAS. Tamanho esperado: no mínimo 4000 e no máximo 5000 palavras. RESUMO, ABSTRACT e REFERÊNCIAS não contam, apenas o restante do texto.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.