VITRINES TECNOLÓGICAS: É POSSÍVEL DEMOCRATIZAR A VISIBILIDADE NAS REDES?

Autores

  • Milla Benicio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ
  • Ana Júlya Araújo IFRJ
  • Gabriel Oliveira IFRJ
  • Júlia Viana IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/1984-5693.2021.v13se.p.38-47

Palavras-chave:

Redes sociais, visibilidade, vitrines tecnológicas.

Resumo

O advento e popularização da internet instituiu uma nova lógica de interação, potencialmente mais democrática por abrigar maior pluralidade de vozes. Embora o ecossistema de mídia tenha se transformado, a revolução tecnológica não tem significado emancipação social: existe uma relação de continuidade entre os novos arranjos no campo da comunicação e forças políticas e econômicas já instituídas. Essa desigualdade parece pautar-se principalmente na dinâmica de visibilidade das plataformas digitais, resultante de uma complexa articulação entre fatores sociais, econômicos, políticos e, é claro, técnicos. A navegação personalizada, cuja melhor representação é o feed de notícias do Facebook, faz com que a presença online esteja condicionada a sistemas de classificação e filtragem que tendem a beneficiar “quem fala mais alto”. Tendo isso em vista, o projeto “Vitrines Tecnológicas: uma inovação a favor dos Institutos Federais” foi criado com o objetivo principal de encorajar iniciativas acadêmicas a buscarem visibilidade em ambientes digitais, bem como estimular a divulgação científica. Assim, o trabalho das Vitrines tem sido transformar conhecimento acadêmico em informação acessível, sob diferentes formatos, para um público de leigos ou para determinados nichos fora do universo acadêmico. A parte fundamental deste trabalho é treinar o olhar do docente para a adequação de seus enunciados na web, bem como formar nossos alunos para uma cultura digital.

Referências

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Publicado

16-05-2022

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS