ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “IFRJ EM AÇÃO”

Autores

  • Bruna Correia Coufal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ
  • Tauan Nunes Maia IFRJ
  • Isabele Ferreira Santos IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/1984-5693.2021.v13se.p.11-18

Palavras-chave:

Lazer, educação física, educação, esporte.

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de apresentar e analisar, no formato de relato de experiência, a forma em que as ações e atividades do projeto IFRJ em Ação tem contribuído na formação da aluna bolsista. Portanto, o presente texto tem como objetivo geral discorrer sobre as ações do projeto, expondo as percepções, experiências e aprendizados da aluna bolsista ao longo desse período, relatando também os impactos do projeto para a comunidade interna e externa. A metodologia utilizada foi o relato de experiência com abordagem qualitativa sobre as ações feitas na vigência de 2020 a 2021 na experiência da aluna bolsista durante esse período. A partir de uma perspectiva humanizada e cuidadosa, sobre as diversas realidades as quais as ações do projeto se ramificam, foram refletidas as vivências oportunizadas pela bolsista. Os resultados são expostos e discutidos individualmente, considerando os pressupostos e a conclusão das atividades realizadas, a fim de mediar como contribuíram para a formação da aluna bolsista. As atividades ofertadas pelo projeto foram de diferentes origens, porém sempre em comunicação com as necessidades e desejos da comunidade do IFRJ. Reuniões sobre temas diversos, produção de material acadêmica e um evento de jogos digitais ocorreram para promover atividades de lazer e cultura de qualidade no contexto pandêmico.

Referências

BONDÍA, JL. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, p.20-B28.

DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 2001. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.

MARCELINO, N.C. Lazer e Educação. São Paulo: Papirus, 2001.

MELO, V. A e ALVES-JUNIOR, E. de D. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003.

MINAYO, MCS; DELANDES, SF; GOMES R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. 1. 110p.

TUBINO, MJG. O que é esporte? São Paulo: Brasiliense, 1999. (Coleção primeiros passos, 276).

Downloads

Publicado

16-05-2022

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS