“CIENTUD COM SOFIA.” DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIA POR MEIO DE CANAIS DIGITAIS

Autores

  • Luisa Luz Marçal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Jefferson Marcelo Alves IFRJ
  • Pedro Custodio Pangaio Cabral IFRJ
  • Mariana Silva Melo dos Reis IFRJ
  • Isabela Evangelista Rocha IFRJ
  • Thays Almeida da Silva IFRJ
  • Thiago Mayrink Medina Freitas IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/1984-5693.2021.v13.p.64-68

Palavras-chave:

Ciência, divulgação científica, mídias digitais.

Resumo

O mundo globalizado é marcado pela forte presença de informações veiculadas pela mídia em diferentes meios, o que contribui para o aumento do interesse do público pelo que se mostra nestes canais. Um exemplo disso é o aumento relativo no interesse da busca pela ciência, principalmente no período pandêmico atual (COVID-19), em que os aspectos científicos permeiam a maioria das informações publicadas. Entretanto, a busca por informações pode apresentar certas barreiras como a dificuldade na compreensão dos conteúdos científicos ou até mesmo o encontro com os falsos materiais digitais (“fake news”). A partir desse contexto, esse projeto visou por meio do uso de canais digitais divulgar ciência por intermédio de diferentes materiais, a fim de reconectar as pessoas ao interesse pela busca por conhecimentos científicos, estimulando através da curiosidade o hábito do questionamento. A metodologia utilizada para a produção dos materiais divulgados teve como base a utilização de programas de computadores e aplicativos de celulares para confecções e edições dos materiais digitais criados, e pesquisas bibliográficas baseadas na consulta (e citação) de fontes confiáveis (científicas). A divulgação inicialmente foi vinculada a rede social oficial do grupo: CIENTUD com SOFIA (Instagram: @cientud.sofia), que significa Ciência em Tudo com o grupo de Síntese Orgânica e Formação de bIomateriAs (grupo de pesquisa SOFIA, orientado pela professora Luisa Marçal - IFRJ). Com o CIENTUD com SOFIA, observou-se que através das redes sociais e com mídias digitais produzidas a partir de fontes científicas utilizando método didático e lúdico é possível contribuir para disseminar ciência de forma abrangente e interessante para todos.


 

Referências

CALDAS, G. Mídia e políticas públicas para a comunicação da ciência. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador, BA: EDUFBA, 19-36, 2011.

OLIVEIRA, AG; SILVEIRA, D. A importância da Ciência para a sociedade. Infarma - Ciências Farmacêuticas 25(4), 169, 2013.

PILLAT, VG; PILLAT, VG. Comparação entre duas fórmulas utilizadas para o cálculo da taxa de engajamento utilizando como base a porcentagem de visualizações e o total de fãs. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing. Opinião e Mídia 10(3), 298-309, 2017.

PORTO, C; ROSA,F; TONNETTI, F. Fronteiras e interfaces da comunicação científica. Salvador, BA: EDUFBA: 2016.

Downloads

Publicado

20-04-2021

Edição

Seção

TRABALHOS DA XXV SEMATEC - IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS, CONVIDADOS PARA PUBLICAÇÃO (NA ÍNTEGRA)