UM ENSAIO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA PARA A PRODUTIVIDADE DAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/1984-5693.2021.v13.p.42-53Palavras-chave:
Bem-estar financeiro, competências essenciais, competitividade, cultura financeira, educação financeira.Resumo
Este ensaio teórico teve com o objetivo discutir, em profundidade, dois temas relevantes para a área de produção e manufatura avançada: alfabetização financeira e produtividade das empresas. Sua tese é que a alfabetização financeira é chave para aumento da produtividade e melhoria do desempenho das empresas. A tese foi defendida a partir de cinco argumentos baseados nos conceitos de visão baseada em recursos e conhecimento (RBV e KBV), competências essenciais, cultura financeira e comportamento financeiro.
Referências
ABREU, M. Skills and Productivity: Evidence Review. Economic & Social Research Council, University of Cambridge, 2018. Disponível em https://productivityinsightsnetwork.co.uk/app/uploads/2018/07/Evidence-Review_Skills-and-Productivity.pdf. Acesso em 13/07/2020.
AMELIA, Y.; NAULI, P; DESRIANI, N. The impact of financial literacy on the performance and sustainability of SMEs in Indonesia. The future opportunities and challenges of business in digital era 4.0 – Bangsawan et al. (eds), Taylor & Francis Group, London, ISBN 978-0-367-42594-4, 2020.
BERNSTEIN, S; MCQUADE, T; TOWNSEND, RR. The consequences of household shocks on employee innovation. UC San Diego and Stanford University. Working Paper, 2016. Disponível em https://web.stanford.edu/~shaib/BMT-Nov-2016.pdf. Acesso em 06/06/2020.
CLARK, RL; MATSUKURA, R; NAOHIRO, O. Low fertility, human capital, and economic growth: The importance of financial education and job retraining. Demographic Research (29) 32: 865-884,2013.DOI:10.4054/DemRes.2013.29.32.
DESPARD; MR; ZENG, Y; DICHTER SF; MILLER, EF; WEISS, MG. Financial counseling for front-line workers: A pilot study of engagement and outcomes. Social Policy Institute at Washington University in St. Louis, 16p., 2020.Disponível em https://cpbusw2.wpmucdn.com/sites.wustl.edu/dist/a/2003/files/2019/07/Brief_19-03.pdf. Acesso em 16/06/2020.
HUITT, W. Maslow's hierarchy of needs. Educational Psychology Interactive, Valdosta State University 23: 1-22, 2007. Disponível em http://www.rlifiles.com/files/en/2015_Grad_F.pdf. Acesso em 05/06/2020.
KUAN, OLM; GONZÁLEZ, MLP; CASTRO, GND; GUALDRÓN, RB. Gestión financiera de los empresarios MIPYMES. ISBN: 978-958-651-714-0, Escuela de Ciencias Administrativas, Contables, Económicas y de Negocios ECACEN, Sello Editorial UNAD, Universidad Nacional Abierta y a Distancia, Bogotá, D.C, 159p., 2019. Disponível em Gestión financiera de los empresarios MIPYMES. Acesso em 07/06/2020.
LI, G; LUO, Z; ANWAR, M; LU, Y; WANG, X; LIU, X. Intellectual capital and the efficiency of SMEs in the transition economy China; Do financial resources strengthen the routes? PLoS ONE 15 (7): 21p., 2020. https://doi.org/10.1371/journal. pone.0235462. Acesso em 06/06/2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia - ISSN: 1984-5693

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam que esta revista, bem como todo e qualquer trabalho publicado nela, estão sob licença Creative Commons 4.0 do tipo: CC BY - NC