A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A REDUÇÃO DOS ACIDENTES DO TRABALHO NAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS PRODUTORAS DE SOJA DO BRASIL

Autores

  • Kelly Cristina Nunes França IFRJ
  • Edison Cesar de Faria Nogueira IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/1984-5693.2021.v13.p.35-41

Palavras-chave:

Acidentes de Trabalho, Brasil, Segurança do Trabalho, Gestão, Risco e Perigo.

Resumo

Os acidentes de trabalho são as principais causas do agravo da saúde do trabalhador diante da exposição de riscos e perigos no exercício de suas funções. O crescimento da demanda trabalhista e as metas de produção se tornam fábricas de acidentes quando não há uma gestão aplicada em segurança do trabalho para proteger e garantir o bem-estar físico e psicossocial do trabalhador. A identificação prévia dos riscos e perigos ocupacionais é essencial em uma cultura prevencionista para as organizações empresariais e deve ser considerada prioridade com a integração desta nos seus veículos de gestão e processos produtivos, aplicando medidas mitigadoras sempre que necessário a fim de reduzir a acidentalidade, os custos advindos dos impactos causados por estas ocorrências, tanto de interrupções na produção para assistência ao trabalhador quanto à perda de insumos e matérias-primas quanto à má reputação que a empresa pode receber e, consequentemente, garantindo a saúde e segurança do local de trabalho tornando-o apropriado para a execução de tarefas. Deve-se estimular a atitude prevencionista das organizações através treinamentos de capacitação e do envolvimento das gestões em suas etapas gerenciais desde o planejamento até a implementação de novas tarefas ou setores ou ainda na verificação de tarefas e setores já existentes.

Referências

ALMEIDA et al. Armadilhas cognitivas: o caso das omissões na gênese dos acidentes de trabalho Ildeberto Almeida, 2004.

ALMEIDA et al. Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes - MAPA: ferramenta para a vigilância em Saúde do trabalhador, São Paulo, SP: 2014.

ARAUJO et al. Gestão da segurança e saúde do trabalho, 2016, Resende: RJ.

BARBOZA et al. Contribuições A Gestão Da Segurança E Saude Ocupacional de Colaboradores do Cultivo do Mamão Na Região De Baraúna-RN, Rio Grande do Norte, RN: 2013.

DE MAGALHAES LIMA, et al. Management in occupational health: importance of accident investigation and work incidents in health services/Gestão na saúde ocupacional: importância da investigação de acidentes e incidentes de trabalho em serviços de saúde, Petrolina, PE: 2017.

FARIA et al. Perigos e riscos na medicina laboratorial: identificação e avaliação, São Paulo, 2011.

GONCALVES et al. Cultura e gestão da segurança no trabalho: uma proposta de modelo, 2011 IBGE, Indicadores. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - Estatística da Produção Agrícola. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2415/epag_2019_dez.pdf, 2019.

OLIVEIRA et al. Processo de trabalho e condições de trabalho em frigoríficos de aves: relato de uma experiência de vigilância em saúde do trabalhador, Rio Grande do Sul, 2014.

OLIVEIRA, JC de. Segurança e saúde no trabalho: uma questão mal compreendida. São Paulo, SP: 2003

REVISTA PROTEÇÃO. Anuário Brasileiro de Proteção 3: 137-148 2020.

Downloads

Publicado

08-04-2021

Edição

Seção

Trabalhos Convidados para publicação (na íntegra) do 4o. Simpósio de Gestão da Produção Industrial (SIMGPI) - IFRJ