REUTILIZAÇÃO DE PLÁSTICOS: UMA FORMA DE ARTICULAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE POLÍMEROS ATRAVÉS DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS

Autores

  • Bárbara de Salles Macena da Cruz UFRJ
  • Michele Lessa de Souza ufrj
  • Andréa Barbalho Ribeiro de Freitas IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/1984-5693.2020.v12.p.103-121

Palavras-chave:

Plásticos, Química, Reaproveitamento, Meio ambiente.

Resumo

Atualmente muito se discute sobre os impactos ambientais causados pelo descarte dos plásticos. A falta de conhecimento, o desinteresse pelo problema e a falta de oportunidade para amenizá-lo, são significativos empecilhos para melhora deste quadro na sociedade. No ensino de Química, elucidam-se conceitos relacionados a muitos destes materiais descartados de maneira imprópria. A necessidade de ressaltar a conscientização dos alunos, independente de série escolar, sobre a necessidade da prática do reuso de plásticos e em especial a importância da reutilização das garrafas PET contribui para a formação de cidadãos mais críticos e atuantes na sociedade. No presente trabalho é descrita a realização de uma exposição de ciências a partir da reutilização de polímeros, como forma de conscientização dos males que o descarte de plásticos pode gerar para o meio ambiente. Todo o trabalho foi desenvolvido com cooperação de um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio, da Escola Estadual Vila Bela no município de Mesquita, Rio de Janeiro. Estes foram os colaboradores principais do projeto, trouxeram grande parte dos materiais utilizados, estudaram o tema em questão e auxiliaram na confecção dos objetos expostos. O trabalho tem como objetivo ressaltar o ensino de química interligado a conscientização ambiental, através da problematização do descarte indevido de plásticos em seu cotidiano a partir de uma exposição com materiais reciclados.

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Publicado

11-08-2020

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS