POTENCIALIDADES ARTÍSTICAS E CIENTÍFICAS DO TEATRO DE FANTOCHES NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Tais Lazzari Konflanz Universidade Franciscana - UFN
  • Lidiane Bolzan Druzian Universidade Franciscana - UFN
  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.969

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Anos iniciais, Metamorfose nos animais, Metodologia de ensino, Recurso didático.

Resumo

Objetiva-se, com este estudo, destacar as potencialidades didáticas do teatro de fantoches para mediar a educação científica e artística nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, propostas didático-pedagógicas foram desenvolvidas por acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT) da Universidade Franciscana de Santa Maria-RS e, posteriormente, trabalhadas junto às crianças dos anos iniciais em uma escola pública do município. As ações compreenderam duas etapas: a primeira ocorreu na universidade, envolvendo a criação de um conto infantil, com temática científica e adaptação como roteiro de teatro. Na sequência, houve a montagem da peça teatral e a organização de um suplemento didático voltado aos estudantes, para o estudo das temáticas científicas acionadas pela peça teatral. A segunda etapa deu-se na escola, com a apresentação do teatro pelas acadêmicas e, posteriormente, sob a orientação dessas e dos professores regentes de classe, houve o estudo e a sistematização dos conhecimentos por parte dos estudantes. A pesquisa valeu-se de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. A análise dos dados inspira-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2014), em que se elegeram duas categorias preestabelecidas, a fim de se evidenciar as potencialidades didáticas da intervenção teatral na escola: as potencialidades didáticas da arte teatro e as potencialidades para a educação científica. Os resultados apontaram que o teatro, bem como seu enredo, apresentou-se como uma ação efetiva para o trabalho com os anos iniciais, acionando simultaneamente conhecimentos artísticos e científicos.

Biografia do Autor

Tais Lazzari Konflanz, Universidade Franciscana - UFN

do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Lidiane Bolzan Druzian, Universidade Franciscana - UFN

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana - UFN

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Artigos Científicos