ENTRE PAPÉIS, SUJEITOS E SENTIMENTOS: O GESTOR ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.914Palavras-chave:
Diretor Escolar, Ensino Público Brasileiro, Gestão Democrático-Participativa, Atividades Administrativas, Atividades Pedagógicas.Resumo
O presente artigo promove uma reflexão a respeito do papel do diretor escolar nas instituições de ensino públicas brasileiras. Para tanto, apresenta uma breve retrospectiva histórica acerca do surgimento da figura desse gestor no Brasil, partindo do século XVIII. Além disso, faz o comparativo entre uma pesquisa realizada em 2009 com diretores de 13 capitais brasileiras e outra desenvolvida pelos autores em 2018 com alunos de uma escola pública da periferia de Senador Canedo, em Goiás. O primeiro estudo revela o perfil sociodemográfico, acadêmico e a percepção desses gestores acerca da natureza de suas atividades, priorizando as administrativas em detrimento das pedagógicas. A segunda pesquisa é um estudo de caso que aponta o reconhecimento dos educandos sobre o privilégio da dedicação do diretor às questões burocráticas. Os resultados permitem reflexões para uma contraproposta dessa atuação secular do diretor escolar. Contraproposta, que deve estar solidificada em uma concepção de formação integral do indivíduo.
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