ENTRE PAPÉIS, SUJEITOS E SENTIMENTOS: O GESTOR ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO BRASILEIRAS

Autores

  • Paulo Sá de Sá Filho Instituto Federal Goiano
  • Juliana Luiza de Oliveira Canêdo Instituto Federal Goiano
  • Léia Adriana da Silva Santiago Instituto Federal Goiano
  • Juliana Cristina da Costa Fernandes Instituto Federal Goiano
  • Marco Antônio de Carvalho Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.914

Palavras-chave:

Diretor Escolar, Ensino Público Brasileiro, Gestão Democrático-Participativa, Atividades Administrativas, Atividades Pedagógicas.

Resumo

O presente artigo promove uma reflexão a respeito do papel do diretor escolar nas instituições de ensino públicas brasileiras. Para tanto, apresenta uma breve retrospectiva histórica acerca do surgimento da figura desse gestor no Brasil, partindo do século XVIII. Além disso, faz o comparativo entre uma pesquisa realizada em 2009 com diretores de 13 capitais brasileiras e outra desenvolvida pelos autores em 2018 com alunos de uma escola pública da periferia de Senador Canedo, em Goiás. O primeiro estudo revela o perfil sociodemográfico, acadêmico e a percepção desses gestores acerca da natureza de suas atividades, priorizando as administrativas em detrimento das pedagógicas. A segunda pesquisa é um estudo de caso que aponta o reconhecimento dos educandos sobre o privilégio da dedicação do diretor às questões burocráticas. Os resultados permitem reflexões para uma contraproposta dessa atuação secular do diretor escolar. Contraproposta, que deve estar solidificada em uma concepção de formação integral do indivíduo.

Biografia do Autor

Paulo Sá de Sá Filho, Instituto Federal Goiano

Atualmente é Coordenador Técnico de Cursos no Núcleo Integrado de Educação a Distância do SESI/SENAI GO. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, Pós graduado em MBA Gestão Estratégica de Negócios; Metodologias e Gestão para a Educação a Distância; Gestão de Empresas Sucroalcooleiras; Processos Produtivos Criativos; Graduado em Administração de Empresas e Teologia; Graduando em Pedagogia.

Juliana Luiza de Oliveira Canêdo, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (2005) e especialização em Comunicação e Multimídia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Atualmente é jornalista do Instituto Federal Goiano. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Comunicação Social

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, financiado pela Fundação CAPES. Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT - IA campus Morrinhos . Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de História, currículo, politicas públicas latino-americanas e questões étnicas.

Juliana Cristina da Costa Fernandes, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (1991) e em Formação de Professores de Disciplinas Especializadas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1998), graduanda em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Paulista. Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Atualmente é professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS AVANÇADO IPAMERI.

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal Goiano

Professor Titular do Instituto Federal Goiano. Possui graduação (1987) e mestrado (1992) em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Conceito CAPES 5). Pós-doutor en el currículo y la formación profesional agrícola en Cataluña del Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales - Facultat de Educaciòn - Universistat Autonoma de Barcelona. Atua no mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em temas relacionados à formação profissional, ensino agrícola, educação e mundo do trabalho e gestão educacional.

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Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Artigos Científicos