PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO ENSINO DE QUIMIOMETRIA

Autores

  • Raíza Rosa G. Guerra Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes – campus Vila Velha
  • Juliano Souza Ribeiro Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes – campus Vila Velha
  • Michele Waltz Comarú Instituto Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0002-3307-4255

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.902

Palavras-chave:

Quimiometria, Ensino de química, Aprendizagem baseada em problemas, Formação de professores

Resumo

Num mundo onde cada vez mais somos bombardeados com muitas informações, a capacidade de lidar com múltiplos dados, aprender a selecioná-los e a utilizá-los de maneira adequada, por vezes é tão ou mais importante do que o conhecimento de como gerar esses dados. É assim também com os instrumentos de análise química, que geram grande quantidade de dados. A quimiometria representa ferramenta importante para interpretação de dados. Todavia, a disciplina Quimiometria não está efetivada no currículo de cursos superiores de química. Este trabalho visou investigar a contribuição que os conhecimentos de quimiometria trazem para alunos de graduação em química na resolução de problemas. Dois grupos de alunos resolveram uma atividade-problema que exigia lógica e visão multivariada para interpretação de dados. Um grupo formado por alunos com conhecimento de quimiometria, apresentou habilidades específicas facilitadoras, capacidade de seleção e escolhas, mas ambos os grupos conseguiram negociar argumentos e trabalhar em grupo. Dessa forma conclui-se que a quimiometria funciona como ferramenta importante para se ter melhor dimensão de análise geral de dados em situações em que esses sejam numerosos e confusos. Também se defende que o uso das metodologias ativas promove mais autonomia para os futuros professores. Acredita-se que esse conhecimento pode contribuir na formação dos estudantes de licenciatura em química.

Biografia do Autor

Michele Waltz Comarú, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) - IFES e Coordenadora local do Programa de Pós-graduação em rede nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - IFRJ

Referências

ABREU, M. C. S.; FILHO, J. C. L. S.; OLIVEIRA, B. C.; JÚNIOR, F. L. H.; Perfis estratégicos de conduta social e ambiental: estudos na indústria têxtil nordestina. Gestão e Produção, São Carlos, v. 15, n. 1, p. 159-172, jan./abr. 2008.

BARROS NETO, B.; SEARMINIO, S. I.; BRUNS, E. R. 25 anos de quimiometria no Brasil. Química Nova. São Paulo, SP, Vol. 29. no 6, p. 1401-1406, nov./dez. 2006.

BRUNS, R. E.; FAIGLE, J. F. G. Quimiometria. Química Nova. São Paulo, SP,Vol. 8,no2, p. 84-99,Abr.1985.

CARVALHO, A. M. P. Critérios estruturantes para o ensino de ciências. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Cengage Learning. p. 1-18. 2010.

COVA, T.; FIRMINO G. G. Aplicações em quimiometria. Do diagnóstico médico à cientometria. 2011. (Tese de mestrado) – Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal, Coimbra, 2011.

FERREIRA, M. C. M.; ANTUNES, M. A.; MELGO S. M.; VOLPE, L. O. P. Quimiometria I: calibração multivariada, um tutorial. Química Nova. São Paulo, SP, Vol. 22, no5, p. 724-731, set./out. 1999.

GUIZELLINI, A. T.; ROSSI, V. V. Quimiometria na graduação em Química no Brasil. In: Encontro Nacional de Ensino de Química,16.; ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA NA BAHIA, 5., 2012, Salvador. Anais eletrônicos.

Disponível em:

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7113 Acesso em: 04 junho 2018.

KAUARK, F. S.; MANHÃES, C. F.; SOUZA, C. H. M. Metodologia da Pesquisa: Um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010. 96p.

KOWALSKI, B. R.; SCHATZKI, T. F.; STROSS, F. H. Classification of archaeological Artifatcts by Applying Pattern Recognition to Trace Element Data. Analytical Chemistry, Vol. 44, no 13, p.2176-2180, nov. 1972.

MACEDO GUEDES, L. T.; SOARES, L. S. M.; NEVES, S. L.; LIMA, G. M. K. O tempo de pega em gelatinas comerciais: uma experiência da disciplina de quimiometria para estudantes de graduação em química. Química Nova. São Paulo, SP, Vol. 36, no 3, p.480-483, fev. 2013.

MORAN, J. M. Aprender a ler e compreender no ritmo alucinante das informações online. In: A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª ed., Campinas: Papirus, 2011.

PIERINI, M. F.; Rocha, N. C.; Silva Filho, M. V.; Castro. H. C.; Lopes, R. M. Aprendizagem Baseada em Casos Investigativos e a Formação de Professores: O Potencial de Uma Aula Prática de Volumetria para Promover o Ensino Interdisciplinar. Química Nova na Escola. Vol. 37, N° 2, p. 112-119, maio. 2015.

______ .; LOPES, R. M. A formação interdisciplinar dos professores de ciências da natureza para a integração curricular através da aprendizagem baseada em problemas. In: KAUARK, F.; COMARÚ, M. W. (Org.). Ensinando a ensinar ciências: Reflexões para docentes em formação. Vitória: Edifes, p. 71-80. 2017.

SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudos de caso no ensino de química. São Paulo: Átomo, 2010.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Artigos Científicos