DESAFIOS COM PALITOS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mauricio Ramos Lutz Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete
  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.898

Palavras-chave:

Geometria plana, Triângulo, Quadrado, PIBID, Formação Inicial.

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa realizada por meio da aplicação de uma oficina realizada com dez alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A oficina em questão teve como objetivo abordar conceitos de geometria plana, com ênfase no estudo de quadrados e triângulos, por meio da utilização de desafios com palitos. Ela foi elaborada pensando nas atividades que os alunos do PIBID desenvolvem, e aliando a uns dos tópicos do conteúdo programático desenvolvido na disciplina de Matemática para os anos inicias: Conteúdos e produções de atividades, de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. A metodologia de ensino utilizada foi a Investigação Matemática e a da pesquisa adotada é de cunho qualitativo, todavia, dados quantitativos foram produzidos no intuito de elucidar os achados da pesquisa. Como potencialidade, os participantes destacaram a concentração e raciocínio que elas requerem e que poderiam ser desenvolvidos os conceitos iniciais de translação e rotação a partir da movimentação dos palitos. Como fragilidade sugeriram trocar o tipo de material utilizado, pois escorregavam sobre a mesa, e classificar os desafios por nível de dificuldade.

Biografia do Autor

Mauricio Ramos Lutz, Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete

Professor de Matemática/Estatística

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

Professor de Matemática

Referências

AGRANIONIH, Neila Tonin; SMANIOTTO, Magáli. Jogos e aprendizagem matemática: uma interação possível. Erechim: EdiFAPES, 2002.

ANDRINI, Álvaro. Praticando Matemática: 7ª Série. São Paulo: Editora do Brasil, 1989.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 96, de 18 de julho de 2013. Fica aprovado, na forma do dos Anexos I e II, o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). D.O.U, Brasília, v. 150, n. 140, p. 11, 23 jul. 2013. Seção 1.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ensino de 5ª a 8ª Séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da teoria à prática. 14. ed. Campinas: Papirus, 2007.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1998.

DIENES, Zoltan Paul. Exploração do espaço e prática da medição. São Paulo: Editora pedagógica e Universitária, 1974.

DOLCE, Osvaldo.; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da matemática Elementar, 9: Geometria Plana. 7. ed. São Paulo: Atual, 1993.

FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Educação Matemática: Representação e Construção em Geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis et al. O Ensino De Geometria Da Escola Fundamental – três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

KALEFF, Ana Maria Martensen Roland. Vendo e entendendo poliedros: do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças e outros materiais concretos. Niterói: EdUFF,2003.

LIMA, Elon Lages. Medida e forma em geometria. 4. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2009.

LINDQUIST, Mary Montgomery; SHULTE, Albert. P. Aprendendo e ensinando geometria. São Paulo: Atual, 1994.

LORENZATO, Sérgio. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p.153-167.

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Carmem Lúcia Brancaglion. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003.

PAIS, Luis Carlos. Ensinar e Aprender Matemática. São Paulo: Autêntica, 2006.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino de geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké, ano 1, n.1, 1993. p. 7–17.

PONTE, João Pedro da. Matemática: Uma disciplina condenada ao insucesso. Noesis, n. 32, 1994. p. 1– 5.

PONTE, João Pedro da; BROCADO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

SMOLE, Katia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema: Jogos de Matemática de 1º ao 5º ano – Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007.

TOLEDO, Mauro; TOLEDO, Maria. Didática da matemática: com a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.

TURRIONI, Ana Maria Silveira; PEREZ, Gil. Implementando um Laboratório de Educação – Matemática parra apoio de professores. In: Lorenzato, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na sala de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 57–76.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Relato de Experiência