A MÁGICA COMO FERRAMENTA DE ESTIMULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.531Palavras-chave:
mágica, ensino de Física, ópticaResumo
Pretende-se com este trabalho apresentar a “Mágica” como recurso lúdico pedagógico na forma de oficina, relacionando-a com o estudo da Óptica, especialmente aos conceitos de refração e reflexão da luz. A oficina foi realizada com 31 alunos de uma escola em Volta Redonda RJ. Para a apresentação da mágica foi construída uma caixa mágica com espelhos. Ao final da atividade foi aplicado um questionário com perguntas mistas. Os resultados mostraram que nenhum aluno identificou o truque envolvido na mágica antes de sua revelação. Entretanto, foram capazes de perceber fenômenos físicos envolvidos na atividade. Conclui-se que a proposta de construção de uma caixa mágica e a utilização da mesma como ferramenta no ensino de conteúdos de óptica na disciplina de Física foi válida, pois permitiu que a oficina fosse realizada e relacionada com os conteúdos físicos propostos.