A MÁGICA COMO FERRAMENTA DE ESTIMULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Alex Sandro Bôsco de Souza Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.531

Palavras-chave:

mágica, ensino de Física, óptica

Resumo

Pretende-se com este trabalho apresentar a “Mágica” como recurso lúdico pedagógico na forma de oficina, relacionando-a com o estudo da Óptica, especialmente aos conceitos de refração e reflexão da luz.  A oficina foi realizada com 31 alunos de uma escola em Volta Redonda RJ. Para a apresentação da mágica foi construída uma caixa mágica com espelhos. Ao final da atividade foi aplicado um questionário com perguntas mistas. Os resultados mostraram que nenhum aluno identificou o truque envolvido na mágica antes de sua revelação. Entretanto, foram capazes de perceber fenômenos físicos envolvidos na atividade. Conclui-se que a proposta de construção de uma caixa mágica e a utilização da mesma como ferramenta no ensino de conteúdos de óptica na disciplina de Física foi válida, pois permitiu que a oficina fosse realizada e relacionada com os conteúdos físicos propostos.

Downloads

Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Relato de Experiência