CIÊNCIAS EM CENA: O CINEMA COMO REGISTRO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DAS VISÕES DOS EDUCANDOS SOBRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Ester Alves de Faria de Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.521

Palavras-chave:

ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, CINEMA, FILMES, EDUCAÇÃO BÁSICA.

Resumo

Investigação empírica acerca da contribuição do cinema como recurso didático-pedagógico para o desenvolvimento do Ensino das Ciências da Natureza na educação básica por meio de uma abordagem Histórico-Filosófica das Ciências da Natureza foi realizada em 2012 com educandos da terceira série do Ensino Médio. Com abordagem quali-quantitativa-descritiva foram coletadas informações acerca das percepções dos educandos sobre a imagem das ciências da natureza e dos cientistas e sobre a natureza do conhecimento científico. Os resultados apontam que a visão dos educandos acerca do objeto de estudo, em geral, é bastante distorcida, predominando uma visão empírico-indutivista, porém indicam que os educandos reconhecem a natureza dinâmica e mutável do conhecimento científico. Acredito que a utilização histórico-crítica de filmes comerciais por meio de abordagem Histórico-Filosófica das Ciências da Natureza possa auxiliar o educador na contextualização dos conteúdos e na discussão sobre a natureza das ciências da natureza e evolução do conhecimento científico.

Downloads

Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Artigos Científicos