A ESTRATÉGIA HANDS-ON-TEC E O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE CONCEITOS SOBRE RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Fernando de Candido Pereira
  • Elcio Schuhmacher
  • Gisele Luz Cardoso

Resumo

O presente artigo aborda uma análise da utilização da estratégia Hands-on-Tec (Mãos na Tecnologia) e o uso de um simulador desenvolvido pela universidade do Colorado, EUA, no ensino de conceitos sobre radiação eletromagnética a alunos de ensino médio. O estudo foi feito durante a realização de uma oficina pedagógica, em uma escola pública na cidade de Lages, SC. Durante a aplicação da atividade intitulada “Estudo da Luz”, foi utilizado o simulador “Modelo do Átomo de Hidrogênio”, para auxiliar os alunos no entendimento dos conceitos sobre radiação eletromagnética. Essa atividade seguiu o formato proposto pela estratégia pedagógica Hands-on-Tec, que consiste em desenvolver competências que compreendem a observação, a investigação, o registro e a discussão. Ao final, após a experimentação e utilização do simulador pelos alunos, constatou-se que este contribuiu significativamente para a aprendizagem representacional, conceitual e proposicional dos estudantes, a partir das respostas e apresentações dos mesmos.

Palavras chave: Hands-on-Tec. Simulador. Radiação Eletromagnética.

Downloads

Publicado

2014-10-08

Como Citar

Pereira, F. de C., Schuhmacher, E., & Cardoso, G. L. (2014). A ESTRATÉGIA HANDS-ON-TEC E O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE CONCEITOS SOBRE RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(1), 122–135. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/333

Edição

Seção

Artigo Científico