IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES SOBRE JOGOS COMO MODALIDADE DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE

Autores

  • Édina Sousa de Melo Instituto Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz
  • Felipe do Espirito Santo Silva-Pires Instituto Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz
  • Valéria da Silva Trajano Instituto Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

O estudo versa sobre a identificação e análise de publicações sobre jogos como modalidade didática na educação e na saúde. As publicações consultadas foram da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) no período de janeiro de 1990 a dezembro de 2012. Os pontos identificados e analisados foram: a quantidade de artigos publicados sobre a temática, as áreas de conhecimento que exploraram esse recurso; o tipo de jogo mais utilizado; o seu público e os locais de utilização; bem como o seu sistema de produção e avaliação. Foram identificados na BVS 173 títulos, sendo descartados 114 por não se enquadrarem nos critérios. Restando 59 para análise. Como resultados verificou-se que os jogos são aplicáveis em todas as faixas etárias, tanto no ensino formal como no não formal. As temáticas dos jogos produzidos foram de acordo com a necessidade dos produtores, e os processos avaliativos quando ocorriam apenas verificavam o entendimento das informações transmitidas.

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Publicado

2015-09-03

Como Citar

Melo, Édina S. de, Silva-Pires, F. do E. S., & Trajano, V. da S. (2015). IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES SOBRE JOGOS COMO MODALIDADE DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 6(2), 83–99. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/298

Edição

Seção

Artigos de Revisão