AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE BACTÉRIAS E SUAS RELAÇÕES COM A SAÚDE HUMANA

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

Resumo

A identificação das concepções alternativas dos estudantes é importante, pois são entendidas como produtos dos esforços imaginativos das crianças para descrever e explicar o mundo físico que as rodeiam. Tais concepções devem ser encaradas como construções pessoais, que o professor tem o dever de procurar conhecer, compreender, e valorizar para decidir o que fazer e como fazer o seu ensino, ao longo do estudo de um tópico. Tendo isto por base, este trabalho buscou identificar as concepções alternativas de estudantes do 6º ano de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina sobre o tema: bactérias. A pesquisa tem caráter qualitativo e o instrumento para coleta de dados consiste de um questionário. Os resultados apontaram que o cotidiano e a mídia influenciam fortemente em suas concepções. Esse trabalho serve de referência para futuros estudos na tentativa de contribuir para a melhoria do ensino de ciências, em especial de microbiologia.

Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

Dra. em Engenharia de Materiais pela UFRGS. Professora do quadro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Edição

Seção

Artigos Científicos