TORÓ DO IMAGINÁRIO: UMA PROPOSTA EDUCATIVA DIALÓGICA SOBRE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS PRODUZIDA DURANTE O ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2249Palavras-chave:
educação ambiental, educação em ciências, formação docente, audiovisual, pandemiaResumo
O artigo relata e discute uma experiência educativa dialógica com base em uma disciplina eletiva da graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferecida durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). Dialoga com a perspectiva de bell hooks e de Paulo Freire no campo educacional e experimenta a “cartografia do imaginário”, elaborada por Michèle Sato. A educação ambiental desde el Sur serviu de substrato para as reflexões sobre a formação docente e de cientistas no campo das Ciências Biológicas. Propõe processos dialógicos em rede e de maneira digital. A partir de temas socioambientais estabelece a troca de olhares pela produção de fotografias e vídeos e pelas narrativas escritas e orais das experiências vividas no isolamento social. Conclui que no período da experiência deste artigo, a produção audiovisual compartilhada constituiu um processo fértil para criação de uma proposta didática dialógica durante o ensino remoto, principalmente quando esteve contextualizada às realidades socioambientais dos estudantes. Os princípios da educação popular, como a dialogicidade, a horizontalidade e a contextualização às realidades locais podem se fazer presentes mesmo em atividades remotas, o que pode facilitar a construção de processos pedagógicos significativos.
PALAVRAS-CHAVE: educação ambiental; educação em ciências; formação docente; audiovisual; pandemia
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