KOMBI DA CRIATIVIDADE! UM PASSEIO PELO INCENTIVO À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DOS PENSAMENTOS DIVERGENTE E CONVERGENTE

Autores

  • Aline Kundlatsch Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) http://orcid.org/0000-0003-4353-3125
  • Flávia Zornoff Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) http://orcid.org/0000-0002-5814-5304
  • Pauline H. Fernandes Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) http://orcid.org/0000-0003-2403-0223
  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES/UNILA) e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR) http://orcid.org/0000-0002-5611-2437

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.2261

Palavras-chave:

Criatividade, Ensino de Química, Formação de professores, Pensamento divergente, Pensamento convergente.

Resumo

A presente pesquisa exploratória, de natureza qualitativa do tipo participante, objetivou analisar a mobilização de habilidades e personalidades criativas por licenciandos em Química a partir de uma atividade envolvendo o pensamento divergente e convergente. A atividade foi desenvolvida em quatro momentos: i) apresentação das ministrantes e dos objetivos da atividade; ii) apresentação dos objetos e da justificativa de escolha pelo licenciandos; iii) desenvolvimento de tarefas com base nos fundamentos do pensamento divergente e convergente pelos licenciandos em grupo; e iv) diálogo final entre os participantes e as ministrantes da atividade proposta. Os dados, constituídos por meio da observação participante associada às notas de campo, questionários e análise documental, foram analisados à luz da Análise de Conteúdo por meio de duas categorias definidas previamente: habilidades criativas e características de personalidade criativa. Em nossos achados, constatamos indícios de que a atividade mobilizou as operações de pensamento divergente (fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade) e de pensamento convergente (avaliação) bem como características de personalidade criativa.

Biografia do Autor

Aline Kundlatsch, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Flávia Zornoff, Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pauline H. Fernandes, Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES/UNILA) e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES/UNILA) e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR)

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Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

Artigos Científicos